NO INICIO DO BLOG

14 de março de 2018

PRONOMES

Exercicios Resolvidos: Pronomes Demonstrativos e Indefinidos
1. (MACK) “Este inferno de amar – como eu amo! – / Quem mo pôs aqui n’alma … quem foi? / Esta chama que alenta e consome, / Que é a vida – e que a vida destrói – / Como é que se veio a atear, / Quando – ai quando se há-de apagar? (Almeida Garret)
No texto, os pronomes eu – quem – este, são, respectivamente:
a) indefinido – pessoal – indefinido
b) pessoal – interrogativo – demonstrativo
c) pessoal – indefinido – demonstrativo
d) interrogativo – pessoal – indefinido
e) indefinido – pessoal – interrogativo

2. (UNIRIO) Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho:
“A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ………., porém, estavam mais gastos que ………. .”
a) esses, aquela
b) estes, aquela
c) estes, esses
d) aqueles, esta
e) estes, esses

3. (UEPG-PR) Toda pessoa deve responder pelos compromissos assumidos.” A palavra destacada é:
a) pronome adjetivo indefinido
b) pronome substantivo indefinido
c) pronome adjetivo demonstrativo
d) pronome substantivo demonstrativo
e) nenhuma das alternativas acima é correta

4. (FIUBE-MG) Assinale o item em que não aparece pronome relativo:
a) O que queres não está aqui.
b) Temos que estudar mais.
c) A estrada por que passei é estreita.
d) A prova que faço não é difícil.
e) A festa a que assisti foi ótima.

5. (TRT) A desigualdade jurídica do feudalismo ….. alude o autor se faz presente ainda hoje nos países ….. terras existe visível descompasso entre a riqueza e a pobreza.
Tendo em vista o emprego dos pronomes relativos, completam-se corretamente as lacunas da sentença acima com:
a) a qual / cujas
b) a que / em cujas
c) à qual / em cuja as
d) o qual / por cujas
e) ao qual / cuja as

GABARITO

1) B
Comentário: O pronome “eu” é pessoal do caso reto; o pronome “quem”, nessa questão, é interrogativo, pois é utilizado para formular uma pergunta: “Quem mo pôs aqui n’alma … quem foi?”; e, por fim, o pronome “este” é um demonstrativo. O que poderia deixar maiores dúvidas dentre as opções é o emprego do pronome “QUEM”, pois possui três possíveis classificações. Além de interrogativo, ele pode ser indefinido, quando se refere de maneira vaga à terceira pessoa do discurso, assim como pode ser um pronome relativo, quando vier precedido por preposição e referir-se a uma pessoa anteriormente mencionada no discurso.
2) B
Comentário: Nessa questão, é imprescindível saber que o pronome “este” refere-se ao termo mencionado em último lugar e o pronome “aquele” ao mencionado em primeiro lugar. Como a palavra “maxila” foi a primeira a ser mencionada, deve ser substituída por “aquela”, já a palavra “dentes” deve ser substituída por “estes”, pois foi citada por último. Esse critério tem a ver até mesmo com a questão espacial, se pensarmos na disposição das palavras na frase, pois o pronome “este” é usado para indicar algo que está próximo, e o aquele para indicar algo distante.
3) A
Comentário: O pronome adjetivo indefinido é aquele que qualifica um ser expresso na frase, conferindo-lhe a noção de quantidade aproximada. Enquanto o substantivo assume  o lugar do ser ou da quantidade aproximada de seres na frase. Como o pronome “toda” está acompanhando (e não substituindo) a palavra “pessoa” dando uma ideia de quantidade, é classificado como pronome indefinido adjetivo.
4) B
Comentário: São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. A única opção em que o “que” não faz referência a um termo é a B.
5) B
Comentário: O verbo “aludir” é transitivo indireto. Por isso, o pronome relativo “que” deve vir acompanhado da preposição “a”. Já o pronome “cujo” é utilizado somente no sentido de posse, fazendo referência ao termo antecedente e ao substantivo subsequente. Devemos lembrar que não podemos colocar artigo definido entre o pronome e o substantivo subsequente, portanto as opções “cuja as ” e “em cuja as” estão erradas. O pronome deve aparecer antecedido de preposição sempre que a regência dos termos posteriores exigir. Considerando esses argumentos, a opção correta é a B.

Nenhum comentário: