NO INICIO DO BLOG

6 de agosto de 2017

SIMULADO 2

Escola: _________________________
Prof.: ___________________________
Nome: _____________________________

Leia o texto, abaixo, para responder às questões de 01 a 07.
D –––––––––––   QUESTÃO 01   –––––––––––

Preferência alimentar das crianças é altamente influenciada pelos desenhos nas embalagens dos produtos
Estudo desenvolvido na Universidade da Pensilvânia mostrou que o sabor dos alimentos nem sempre é fator decisório na hora de escolher a marca. Quem faz a melhor embalagem é quem vende mais.
Redação Época

Um estudo feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriu que as crianças são altamente influenciáveis pelos desenhos contidos nas embalagens de produtos alimentícios e tendem sempre a preferir aqueles que contenham representações de seus personagens preferidos, não importando qual seja o sabor do alimento. Embalagens com desenhos famosos, como Shrek ou os pinguins do filme Happy Feet, fazem as crianças terem hábitos errados de alimentação.
“Personagens comerciais fazem com que seja mais fácil para as crianças lembrarem e identificarem os produtos. São uma identidade visual”, afirma Sarah Vaala, uma das autoras da pesquisa. O problema, diz ela, é que a indústria de alimentos usa isso de forma errada, colocando nas embalagens dos produtos menos saudáveis e nutritivos os desenhos mais populares entre as crianças.
“As crianças transferem sua preferência pelo personagem para o produto e querem comprá-lo mais (que outro que até tenha um gosto melhor)”, disse Vaala. “O que queríamos saber era se essa preferência se refletia também no sabor do produto; se colocando esses personagens as empresas estavam, na verdade, influenciando subconscientemente o julgamento das crianças”.
Para comprovar a tese, os pesquisadores convidaram 80 crianças entre quatro e seis anos para fazer um teste de sabor cego. Colocaram, em quatro embalagens, o mesmo cereal – um tipo saudável e que não costuma ser vendido em supermercados –, sendo que em duas dessas embalagens lia-se “flocos saudáveis” e, nas outras duas, “flocos doces”. Também em uma embalagem de cada suposto tipo de flocos foram desenhados personagens do filme Happy Feet.
O resultado mostrou que as crianças tendiam a preferir o conteúdo das embalagens com os desenhos e, dentre essas duas, aquela que continha o aviso “flocos saudáveis”. Segundo os pesquisadores, esse fato talvez seja explicado pelo fato de que, desde muito pequena, a criança é ensinada que comer produtos com mais açúcar faz mal. [...]
Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2011.

No trecho “...a indústria de alimentos usa isso...”, o pronome em destaque refere-se ao fato de
A) as crianças terem maus hábitos de alimentação devido às embalagens.
B) as crianças lembrarem mais facilmente de personagens comerciais.
C) o sabor dos alimentos ser de pouca influência real na escolha infantil.
D) o estudo da Universidade mencionada ter descoberto algo lucrativo.

D –––––––––––   QUESTÃO 02   –––––––––––
No trecho “...os pesquisadores convidaram 80 crianças entre quatro e seis anos para fazer um teste de sabor cego.”, a forma verbal em destaque expressa
A) adiamento.
B) ação acabada no passado.
C) fato certo no futuro.
D) possibilidade.

D –––––––––––   QUESTÃO 03   –––––––––––
Qual é a frase que sintetiza o conteúdo desse texto?
A) A aparência dos alimentos é superior ao seu sabor para as crianças.
B) A alimentação infantil é ruim devido à má fé das indústrias de alimentos.
C) Os personagens comerciais são capazes de vender qualquer produto.
D) Os alimentos com rótulos de informação saudável são mais consumidos.

D –––––––––––   QUESTÃO 04   –––––––––––
A oração “Para comprovar a tese” introduz a
A) causa do fato presente na oração seguinte.
B) condição do fato expresso na oração seguinte.
C) consequência do fato presente na oração seguinte.
D) finalidade do fato apresentado na oração seguinte.


D –––––––––––   QUESTÃO 05   –––––––––––
Qual é o trecho que apresenta uma oposição de ideias?
A) “Quem faz a melhor embalagem é quem vende mais”.
B) “...fazem as crianças terem hábitos errados de alimentação.”.
C) “... produtos menos saudáveis e nutritivos os desenhos mais populares...”.
D) “... a criança é ensinada que comer produtos com mais açúcar faz mal.”.


D –––––––––––   QUESTÃO 06   –––––––––––
Qual é o trecho em que o autor faz uso de linguagem figurada?
A) “...representações de seus personagens preferidos,...”.
B) “‘São uma identidade visual’”.
C) “‘...influenciando subconscientemente o julgamento das crianças’”.
D) “...fazer um teste de sabor cego.”.


D –––––––––––   QUESTÃO 07   –––––––––––
O principal objetivo comunicativo desse texto é
A) criticar o uso de embalagens com personagens famosos.
B) divulgar a descoberta de uma pesquisa e comprová-la.
C) estabelecer a preferência alimentar das crianças.
D) investigar as causas da má alimentação infantil.

Leia o texto, abaixo, para responder às questões de 08 a 10.
D –––––––––––   QUESTÃO 08   –––––––––––
Tudo vai melhorar!
Numa feira de agropecuária, um fazendeiro do Mato Grosso do Sul encontrou-se com um fazendeiro do estado do Tocantins.
O Fazendeiro do Mato Grosso do Sul perguntou:
– Cumpadre! Se o senhor não se importa deu perguntar, qual é o tamanho da sua fazenda?
O Fazendeiro do Tocantins respondeu:
– Óia, cumpadre! Acho que deve di dar uns quatrocentos hectare, é piquinina! E a sua?
Como o fazendeiro do Mato Grosso do Sul era do tipo meio arrogante e cheio de mania de grandeza, ele foi logo esnobando o outro fazendeiro dizendo:
– Cumpadre! O senhor sabe que eu nunca me interessei de contá, eu só sei que eu saio de manhã bem cedinho e quando é meio dia eu ainda nem cheguei na metade da propriedade.
– Eu sei cumpadre!...Eu sei! No começo eu também andava de carroça...Squenta não!...
Guenta firme cumpadre! Tenho certeza que tudo vai melhorar!

Edilson Rodrigues Silva

Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2011.

Nesse texto, a fala dos personagens se caracteriza como exemplo de linguagem
A) literária.
B) padrão.
C) popular.
D) técnica.


D –––––––––––   QUESTÃO 09   –––––––––––
Ao final desse texto, compreende-se que o título tem um caráter
A) agressivo.
B) depreciativo.
C) irônico.
D) rancoroso.



D –––––––––––   QUESTÃO 10   –––––––––––
No fragmento “... deve di dar uns quatrocentos hectare,...”, constata-se
A) uma concordância em desacordo com a norma padrão.
B) uma locução verbal em tempo inadequado ao contexto.
C) um problema em relação ao uso do regionalismo.
D) um desvio referente ao exagero no uso do numeral.


Leia o texto, abaixo, para responder às questões de 11 a 13.
D –––––––––––   QUESTÃO 11   –––––––––––
O Eco
(Autor Desconhecido)

Pai e filho caminhavam por uma montanha. De repente o menino cai e grita: “Aaaaaaiii!!!”
Para a sua surpresa, escuta a voz repetir-se, em algum lugar da montanha: “Aaaaaaiii!!!”.
Curioso, pergunta “quem és?” e recebe como resposta “quem és?” Contrariado, grita, “covarde!”
e a resposta é “covarde!”.
Então, olha para o pai e pergunta, aflito: “O que é isso?”
O pai sorri e fala “Filho, presta atenção”. E grita em direção à montanha: “Eu admiro-te!!!” e a voz responde: “Eu admiro-te!!!” .De novo o homem grita: “És um campeão!” e a voz responde “És um campeão!”.
O menino fica espantado. Não entende. O pai explica:
– As pessoas chamam a isto eco, mas na verdade isso é a vida. Ela nos dá de volta tudo o que dizemos. Nossa vida é o reflexo de nossas ações.
Disponível em: Acesso em: 10 mar. 2011.

Qual é o conflito desse texto?
A) O questionamento do filho ao pai.
B) O grito do pai em direção à montanha.
C) A visão sobre a vida exposta pelo pai.
D) A caminhada de pai e filho pela montanha.

D –––––––––––   QUESTÃO 12   –––––––––––
Nesse texto, as falas do pai têm a função de
A) abordar as relações familiares.
B) entreter os leitores.
C) incentivar os questionamentos.
D) transmitir um ensinamento.
D –––––––––––   QUESTÃO 13   –––––––––––
No fragmento “Então, olha para o pai e pergunta, aflito:...”, a palavra destacada expressa ideia de
A) conclusão.
B) finalidade.
C) proporção.
D) tempo.

Leia o texto, abaixo, para responder às questões 14 e 15.
D –––––––––––   QUESTÃO 14   –––––––––––
Teresa
A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna

Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo
(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse)

Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das águas.
Disponível em: Acesso em: 26 mar. 2011.

Nesse poema, a ausência de rimas e a simplicidade vocabular caracterizam o período de criação literária do poeta Manuel Bandeira. Esse período é o
A) Modernismo.
B) Pré-modernismo.
C) Realismo.
D) Romantismo.

D –––––––––––   QUESTÃO 15   –––––––––––
Nesse poema, a forma como a mulher é apresentada demonstra que o poeta
A) opta por falar das diferenças.
B) opta por idealizar o feminino.
C) preocupa-se em falar do divino.

D) propõe-se a falar do que é real.

Nenhum comentário: