NO INICIO DO BLOG

15 de agosto de 2017

ENCCEJA

A partir de 2017, o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) voltou a ser o exame responsável para retirar o certificado do ensino médio. Mas como assim voltou? Antigamente, antes do ENEM começar a oferecer esse serviço, os alunos que queriam obter o certificado, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, tinham que fazer o ENCCEJA.
A certificação do ensino médio pelo ENCCEJA foi oferecida até 2009, quando o ENEM ganhou forças e não só começou a ser a principal forma de ingresso nas universidades como passou a oferecer esse serviço. Porém, com as mudanças anunciadas pelo MEC no início deste ano, essa certificação voltou a ser responsabilidade do ENCCEJA.
Esse exame também é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o famoso Inep. O mesmo Instituto responsável pelo ENEM. Por isso as áreas de conhecimento se mantém.

COMO SÃO AS PROVAS DO ENCCEJA?

O exame não só avalia os conhecimentos do estudante quanto às matérias do ensino médio, também avalia a vida familiar, em comunidade, no trabalho, nos movimentos sociais, manifestações sociais e em organizações da sociedade civil. As provas para obtenção do certificado do ensino médio são compostas por 30 questões objetivas e separadas pelas mesmas áreas de conhecimentos do ENEM:
– Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Biologia e Física);
– Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia);
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física);
– Matemática e suas Tecnologias;
– Redação;
Em cada prova a pontuação pode variar de 60 para 180 níveis (também conhecidos como pontos). Para que o estudante consiga obter o seu certificado do ensino médio deverá alcançar no mínimo 100 níveis em cada prova e 5 na redação (a nota máxima é 10).
Mas caso você não consiga alcançar a pontuação mínima em alguma prova, não precisará realizar todas as provas novamente no ano seguinte. Você só precisará fazer as provas em que não conseguiu alcançar a nota mínima. Para isso, você precisará retirar a Declaração de Proficiência na Secretaria de Educação da sua cidade.

QUEM PODE SE INSCREVER?

Os participantes que desejam obter o certificado do ensino médio, tanto os que residem no Brasil quanto os que residem no exterior, deverão ter idade mínima de 18 anos no dia da prova do ENCCEJA. Para se inscrever, os estudantes que farão a prova no Brasil deverão informar o número do CPF e do RG, já os que estão no exterior deverão informa o CPF ou o número do passaporte. As inscrições são feitas pelo site do Inep.
TAXA DE INSCRIÇÃO: não há taxa de inscrição, o exame é totalmente gratuito.
DATAS: O Inep ainda divulgará o edital do ENCCEJA deste ano com o prazo de inscrição e as datas das provas.

ONDE RETIRO O CERTIFICADO DO ENSINO MÉDIO?

No caso dos candidatos que realizaram o ENCCEJA no Brasil: o certificado deverá ser retirado na Secretaria de Educação da sua cidade ao apresentar o número de inscrição.
No caso dos candidatos que realizaram o ENCCEJA no exterior: o certificado deverá ser retirado na Embaixada Brasileira ou no Consulado-Geral do Brasil no pais onde o candidato realizou a prova.

Nenhum comentário: