NO INICIO DO BLOG

20 de junho de 2017

UNISINOS - REDAÇÃO

A prova de redação, que vale 10 pontos, compreende a produção de um texto de caráter argumentativo e extensão entre 30 e 35 linhas. São propostos dois temas ao candidato, que deve escolher um. Para contextualizar os temas, são fornecidos, no caderno da prova, textos e informações que enfocam aspectos relevantes de cada um.
COMO POSSO ME PREPARAR PARA A PROVA DE REDAÇÃO DO VESTIBULAR?
Aproveite, sempre, todas as oportunidades que você tem de escrever. Se pensarmos bem, há muitas oportunidades de escrever, pois a redação é uma atividade que não está restrita somente à aula de Português ou ao Vestibular. A escrita é uma prática social, ou seja, uma atividade que está no dia a dia de muitas pessoas; isso quer dizer que redação não é algo que se faça só na escola ou no vestibular. Por exemplo, quando estamos diante do computador, podemos redigir e enviar e-mails ou postar comentários; como leitores, podemos escrever cartas ou mesmo e-mails a jornais e revistas; também como consumidores, somos, muitas vezes, impelidos pela necessidade de nos expressarmos por escrito diante de algo de que queiramos reclamar... Quer dizer, a linguagem escrita está muito presente no nosso cotidiano, e é difícil que não nos envolvamos com ela. Por isso, não importa se você já está afastado da escola; tudo depende de como você utiliza a escrita em seu dia a dia. Leia bastante - principalmente, artigos de jornais e de revistas -, informe-se, troque ideias com seus amigos ou com seus colegas de trabalho e, sempre que possível, ponha algumas ideias no papel.
QUAIS OS CRITÉRIOS ADOTADOS PELA UNISINOS PARA A AVALIAÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO?
A redação da Unisinos é avaliada segundo os seguintes critérios: a abordagem do tema conforme o enfoque dado na proposta escolhida pelo candidato, o que é pré-condição para avaliação relativa aos demais critérios o conteúdo (coerência, criticidade e adequação vocabular); a adequação linguística (coesão textual; respeito às normas da gramática da Língua Portuguesa); a apresentação (legibilidade da grafia, distribuição gráfica do texto, ausência de rasuras, presença de título; a escrita do texto a caneta. A prova escrita a lápis é anulada.
QUE TIPO DE LINGUAGEM DEVO EMPREGAR NA REDAÇÃO DO VESTIBULAR?
Você deve utilizar a norma culta da língua portuguesa. Isso quer dizer que precisam ser evitados termos coloquiais, gírias e também a linguagem da Internet.
A PROVA DE REDAÇÃO DA UNISINOS APRESENTA DOIS TEMAS, E O CANDIDATO OPTA POR UM DELES. ESSES TEMAS VÊM ACOMPANHADOS POR UMA COLETÂNEA DE TEXTOS. PARA QUE ELES SERVEM? POSSO USÁ-LOS NA MINHA REDAÇÃO? COMO?
A coletânea de textos (notícias de jornal, trechos de reportagens, de artigos, gráficos, imagens etc.) tem a função de contextualizar os temas propostos, e você pode usá-los em sua redação, se quiser. Pode utilizar-se dos pontos de vista neles apresentados, expressando, em seu texto, discordância ou concordância em relação a eles. Porém, é importante que você evite a cópia, pura e simples, desses trechos.
QUANTOS PARÁGRAFOS A REDAÇÃO DEVE TER? E QUANTAS FRASES CADA PARÁGRAFO DEVE APRESENTAR?
Quanto aos parágrafos, o número não é importante. Sua atenção deve estar voltada à argumentação, à organização das ideias, no texto, e à adequação da linguagem.
O TÍTULO É IMPORTANTE? E SE EU ESQUECER DE COLOCÁ-LO?
O título é importante, sim, e deve ser coerente com o desenvolvimento de seu texto. Caso você esqueça de colocá-lo, sua redação não será anulada; haverá apenas um desconto na nota final.
QUANTAS LINHAS TEM A REDAÇÃO, NA PROVA DA UNISINOS?
Na prova de redação da Unisinos, solicita-se que o texto tenha entre 30 e 35 linhas.

Nenhum comentário: