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20 de janeiro de 2014

Vamos treinar - fazer o quê?????

 

REDAÇÃO - NARRAÇÃO - TEXTOS

 

Título
o    É interessante aparecer em todas as dissertações. Seu objetivo é indicar ao leitor (corretor) qual será a linha geral do seu texto.
o    Deve ser escrito com o mesmo tipo de letra utilizada no texto.
o    Por já estar centralizado, não deve ter outros destaques como escrever com caneta colorida ou sublinhar.
o    Dependendo da Universidade, conta como linha .
o    Se ele tiver um verbo, não é obrigatório colocar ponto. 
     "A IGUALDADE RACIAL É UMA REALIDADE POSSÍVEL"
·         Pode ser uma frase, um período simples, ou uma   interrogação, desde que o texto responda à pergunta.
 
  Apresentação visual da redação
 
 
o    Preencher corretamente todos os itens do cabeçalho da folha de redação com letra legível.
o    Centralizar o título, sem aspas nem grifo.
o    Fazer os parágrafos distando aproximadamente três centímetros da margem e mantê-los
o    Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las. Evitar rasuras e borrões. Caso errar, anular o erro  com um leve traço – parnteses
o    Apresentar letra legível  (legível não é bonita), tanto script como cursiva.
o    Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas.
o    Evitar exceder o número de linhas pedidas como limites máximos e mínimos
o    Escrever apenas com caneta preta ou azul. LÁPIS, NEM PENSAR!!!!
o    Escrever datas, horas e distâncias sempre em algarismos. = 12h, 10m, 16m 30cm, 10km.
o    Palavras estrangeiras que já estiverem incorporadas aos hábitos linguísticos, escrever sem aspas = marketing, show, shopping, software, site .
o    Só com a leitura intensiva se aprende a usar a vírgula corretamente. As regras sobre o assunto são insuficientes.
o    Nas citações use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo.
 "Você deve treinar muito e escrever sobre todos os temas”.
o    Cuidado com as redundâncias, principalmente o "HOJE EM DIA".
o    Evite o uso excessivo do “que”. Esta armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas. A chance de errar diminui bastante.
o    Seja cautelosos ao utilizar as conjunções “ como, porém, entretanto, no entanto”. Quase sempre são dispensáveis.
o    Evite o uso excessivo de advérbios.
 
o    Evite termos estrangeiros e jargões.
o    Adjetivos que não informam são dispensáveis.
o    O uso do gerúndio empobrece o texto.
  
O QUE FAZER PARA ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO?     LER É O MELHOR REMÉDIO!!!!
As Universidades, atualmente, têm usado como temas, apenas fatos atuais.
 Para você argumentar bem, leia ensaios e editoriais de jornais e revistas, porque estes autores dão sua opinião sobre o que acontece no mundo.
 A leitura fornece não só conhecimento e informações, como também enriquece o vocabulário e a visão observadora, além de desenvolver a criticidade e a imparcialidade.
 
 Estrutura da Dissertação
O texto dissertativo prevê três partes fundamentais:
Introdução – média 5 linhas
Desenvolvimento – média 20 linhas
Conclusão – média 5 linhas
 
OU
Introdução – média 5 linhas
Desenvolvimento 1 – média 10 linhas
Desenvolvimento 2 – média 10 linhas
Conclusão – média 5 linhas
Não existe um número de linhas determinado para cada parágrafo. O tamanho de cada um deles – três no mínimo – é sempre o tamanho da sua eficiência, do quanto cumprem a sua função.
 
Introdução
 A introdução deve indicar o que vai ser discutido.
Responder a pergunta da Universidade.(uma frase)
 Justificar a resposta (outra frase)
 Existem várias maneiras de se começar a introdução, mas a mais fácil é partindo de um dado histórico.
 Este dado pode ser expresso em – “No século... ou em meados de....” Não precisa ser bom em história, mas referendá-lo.
 O que não pode ser usado é: "NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE...", porque o conhecimento humano aconteceu de forma gradual.
 
Desenvolvimento
Ele pode ser escrito em um ou mais parágrafos. Aqui você vai provar o que foi indicado na introdução com dados e fatos da realidade em que se vive. Por isso é que ele é maior.
Para sustentar uma opinião sobre um assunto da atualidade, uma argumentação baseada em dados e fatos da realidade em que se vive, tem um poder de persuasão maior do que uma argumentação baseada em dados e fatos distantes da nossa realidade. ASSIM:
o     
EXPLIQUE – Acrescente ideias que provem que a justificativa sustenta a resposta.
o     
EXEMPLIFIQUE – Relate uma situação que prove o que foi explicado. É o único período narrativa da sua dissertação. É exatamente este período que vai dar o seu toque pessoal.
o     
OPINE – Julgue, comente o que foi explicado.
 
 
 
Conclusão
A sua extensão também deve ficar entre 5 e 8 linhas e deve apenas fechar o texto, explicitando a opinião do candidato (a sua) sobre o assunto do tem, cuidando para não ser contraditório
               Normalmente a redação perde qualidade na conclusão. Esta deve ser uma frase nova, isto é, acrescentar algo. Não se esqueça de que a última frase é a impressão que antecede a nota que vão lhe dar; posição e uma possível solução.
Conselhos úteis:
 
 
· Evite a repetições de sons, que é deselegante na prosa;
· Evite a repetições de palavras, que denota falta de vocabulário;
· Evite a repetição de ideias, que demonstra falta de conhecimento geral;
· Evite o exagero de conectivos (conjunções e pronomes relativos) para evitar a repetição e para não alongar períodos;
· Evite o emprego de verbos genéricos, tais como dar, fazer, ser e ter.
 Resumindo
 
 
1) Limites de linhas – tem de ser respeitado.
2) Letra de imprensa – pode ser usada, mas destacar as maiúsculas.
 3) Rasuras – devem ser evitadas, mas se não der, colocar entre parênteses.
4) Parágrafos – não escrever menos de três ( introdução, desenvolvimento e conclusão).
Posso ultrapassar o limite de linhas exigido?
Eis aqui algo delicado, que não deve ser desconsiderado em uma prova. Se é solicitado ao candidato escrever entre 25 a 30 linhas, não pode ele fugir a isso. A prática é reprovar quem não consegue cumprir tal exigência.
 O que fazer então?
Parta do rascunho para conseguir situar-se nos limites exigidos.Aumente ou diminua certas frases, quando não prejudicar a estrutura da redação. Crie um novo parágrafo, com outros argumentos, caso você perceba que não atingirá o mínimo solicitado.
 É sempre possível fazer algum ajuste, pois o candidato conta com uma boa diferença entre o mínimo e o máximo. Porém há dois expedientes que os concursantes não podem fazer:
1) Aumentar o tamanho das letras no decurso da redação.
2) Evitar o espaçamento entre as palavras.
 
Depois disso, só

MÃOS À OBRA!!!!
 
 
 Título
o    É interessante aparecer em todas as dissertações. Seu objetivo é indicar ao leitor (corretor) qual será a linha geral do seu texto.
o    Deve ser escrito com o mesmo tipo de letra utilizada no texto.
o    Por já estar centralizado, não deve ter outros destaques como escrever com caneta colorida ou sublinhar.
o    Dependendo da Universidade, conta como linha .
o    Se ele tiver um verbo, é obrigatório colocar ponto. 
     "A IGUALDADE RACIAL É UMA REALIDADE POSSÍVEL."
·         Pode ser apenas uma palavra, ou uma   interrogação, desde que o texto responda à pergunta.
 
  Apresentação visual da redação
 
 
o    Preencher corretamente todos os itens do cabeçalho da folha de redação com letra legível.
o    Centralizar o título, sem aspas nem grifo.
o    Fazer os parágrafos distando aproximadamente três centímetros da margem e mantê-los
o    Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las. Evitar rasuras e borrões. Caso errar, anular o erro com parênteses – (parnteses) ou um leve traço – parnteses
o    Apresentar letra legível  (legível não é bonita), tanto script como cursiva.
o    Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas.
o    Evitar exceder o número de linhas pedidas como limites máximos e mínimos
o    Escrever apenas com caneta preta ou azul. LÁPIS, NEM PENSAR!!!!
o    Escrever datas, horas e distâncias sempre em algarismos. = 12h, 10m, 16m 30cm, 10km.
o    Palavras estrangeiras que já estiverem incorporadas aos hábitos linguísticos, escrever sem aspas = marketing, show, shopping, software, site ,etc
o    Só com a leitura intensiva se aprende a usar a vírgula corretamente. As regras sobre o assunto são insuficientes.
o    Nas citações use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo.
 "Você deve treinar muito e escrever sobre todos os temas”, disse Eneida, a professora de redação.
o    Cuidado com as redundâncias, principalmente o "HOJE EM DIA".
o    Evite o uso excessivo do “que”. Esta armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas. A chance de errar diminui bastante.
o    Seja cautelosos ao utilizar as conjunções “ como, porém, entretanto, no entanto”. Quase sempre são dispensáveis.
o    Evite o uso excessivo de advérbios.
 
o    Evite termos estrangeiros e jargões.
o    Adjetivos que não informam são dispensáveis.
o    O uso do gerúndio empobrece o texto.
  
O QUE FAZER PARA ESCREVER UMA BOA REDAÇÃO?     LER É O MELHOR REMÉDIO!!!!
As Universidades, atualmente, têm usado como temas, apenas fatos atuais.
 Para você argumentar bem, leia ensaios e editoriais de jornais e revistas, porque estes autores dão sua opinião sobre o que acontece no mundo.
 A leitura fornece não só conhecimento e informações, como também enriquece o vocabulário e a visão observadora, além de desenvolver a criticidade e a imparcialidade.
 
 Estrutura da Dissertação
O texto dissertativo prevê três partes fundamentais:
Introdução – média 5 linhas
Desenvolvimento – média 20 linhas
Conclusão – média 5 linhas
 
OU
Introdução – média 5 linhas
Desenvolvimento 1 – média 10 linhas
Desenvolvimento 2 – média 10 linhas
Conclusão – média 5 linhas
Não existe um número de linhas determinado para cada parágrafo. O tamanho de cada um deles – três no mínimo – é sempre o tamanho da sua eficiência, do quanto cumprem a sua função.
 
Introdução
 A introdução deve indicar o que vai ser discutido.
Responder a pergunta da Universidade.(uma frase)
 Justificar a resposta (outra frase)
 Existem várias maneiras de se começar a introdução, mas a mais fácil é partindo de um dado histórico.
 Este dado pode ser expresso em – “No século... ou em meados de....” Não precisa ser bom em história, mas referendá-lo.
 O que não pode ser usado é: "NOS PRIMÓRDIOS DA HUMANIDADE...", porque o conhecimento humano aconteceu de forma gradual.
 
Desenvolvimento
Ele pode ser escrito em um ou mais parágrafos. Aqui você vai provar o que foi indicado na introdução com dados e fatos da realidade em que se vive. Por isso é que ele é maior.
Para sustentar uma opinião sobre um assunto da atualidade, uma argumentação baseada em dados e fatos da realidade em que se vive, tem um poder de persuasão maior do que uma argumentação baseada em dados e fatos distantes da nossa realidade. ASSIM:
o     
EXPLIQUE – Acrescente ideias que provem que a justificativa sustenta a resposta.
o     
EXEMPLIFIQUE – Relate uma situação que prove o que foi explicado. É o único período narrativa da sua dissertação. É exatamente este período que vai dar o seu toque pessoal.
o     
OPINE – Julgue, comente o que foi explicado.
 
 
 
Conclusão
A sua extensão também deve ficar entre 5 e 8 linhas e deve apenas fechar o texto, explicitando a opinião do candidato (a sua) sobre o assunto do tem,cuidando para não ser contraditório
               Normalmente a redação perde qualidade na conclusão. Esta deve ser uma frase nova, isto é, acrescentar algo. Não se esqueça de que a última frase é a impressão que antecede a nota que vão lhe dar; posição e uma possível solução.
 
· Evite a repetições de sons, que é deselegante na prosa;
· Evite a repetições de palavras, que denota falta de vocabulário;
· Evite a repetição de ideias, que demonstra falta de conhecimento geral;
· Evite o exagero de conectivos (conjunções e pronomes relativos) para evitar a repetição e para não alongar períodos;
· Evite o emprego de verbos genéricos, tais como dar, fazer, ser e ter.
 Resumindo
 
 
1) Limites de linhas – tem de ser respeitado.
2) Letra de imprensa – pode ser usada, mas destacar as maiúsculas.
 3) Rasuras – devem ser evitadas, mas se não der, colocar entre parênteses.
4) Parágrafos – não escrever menos de três ( introdução, desenvolvimento e conclusão).
Posso ultrapassar o limite de linhas exigido?
Eis aqui algo delicado, que não deve ser desconsiderado em uma prova. Se é solicitado ao candidato escrever entre 25 a 30 linhas, não pode ele fugir a isso. A prática é reprovar quem não consegue cumprir tal exigência.
 O que fazer então?
Parta do rascunho para conseguir situar-se nos limites exigidos.Aumente ou diminua certas frases, quando não prejudicar a estrutura da redação. Crie um novo parágrafo, com outros argumentos, caso você perceba que não atingirá o mínimo solicitado.
 É sempre possível fazer algum ajuste, pois o candidato conta com uma boa diferença entre o mínimo e o máximo. Porém há dois expedientes que os concursantes não podem fazer:
1) Aumentar o tamanho das letras no decurso da redação.
2) Evitar o espaçamento entre as palavras.
 
Depois disso, só

MÃOS À OBRA!!!!
 

Folha de Redação 

Abaixo você encontrará um modelo de folha de redação com 30 linhas. Se quiser treinar, utilize a fonte Arial, tamanho 8. O título deverá ser escrito na 1ª linha.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Transa Gramatical 
 
 
               
                 Redação: 

 

Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador.
Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida.
E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda novinha, mas com um  maravilhoso predicado nominal.
Era ingênua, silábica, um pouco átona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanáticos por leituras e filmes ortográficos.
O substantivo gostou dessa situação: os dois sozinhos, num lugar sem ninguém ver e ouvir. E sem perder essa oportunidade, começou a se insinuar, a perguntar, a conversar.
O artigo feminino deixou as reticências de lado, e permitiu esse pequeno índice..
De repente, o elevador para, só com os dois lá dentro: ótimo, pensou o   substantivo, mais um bom motivo para provocar alguns sinônimos.

 
Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeça a se movimentar: só que em vez de descer, sobe e para justamente no andar do substantivo.
 
Ele usou de toda a sua flexão verbal, e entrou com ela em seu aposto.
Ligou o fonema, e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma fonética clássica, bem suave e gostosa. Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela.

 
Ficaram conversando, sentados num vocativo, quando ele começou outra vez a se insinuar.
Ela foi deixando, ele foi usando seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo, todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo direto.
Começaram a se aproximar, ela tremendo de vocabulário, e ele sentindo seu ditongo crescente: se abraçaram, numa pontuação tão minúscula, que nem um período simples passaria entre os dois.
Estavam nessa ênclise quando ela confessou que ainda era vírgula; ele não perdeu o ritmo e sugeriu uma ou outra soletrada em seu apóstrofo.

 
É claro que ela se deixou levar por essas palavras, estava totalmente oxítona às vontades dele, e foram para o comum de dois gêneros.
Ela totalmente voz passiva, ele voz ativa. Entre beijos, carícias, parônimos e substantivos, ele foi avançando cada vez mais: ficaram uns minutos nessa próclise, e ele, com todo o seu predicativo do objeto, ia tomando conta.

 
Estavam na posição de primeira e segunda pessoa do singular, ela era um perfeito agente da passiva, ele todo paroxítono, sentindo o pronome do seu grande travessão forçando aquele hífen ainda singular.
 
Nisso a porta abriu repentinamente.
 
Era o verbo auxiliar do edifício. Ele tinha percebido tudo, e entrou dando conjunções e adjetivos nos dois, que se encolheram gramaticalmente, cheios de preposições, locuções e exclamativas.
 
Mas ao ver aquele corpo jovem, numa acentuação tônica, ou melhor, subtônica, o verbo auxiliar diminuiu seus advérbios e declarou o seu particípio na história. 
Os dois se olharam, e viram que isso era melhor do que uma metáfora por todo o edifício.
O verbo auxiliar se entusiasmou e mostrou o seu adjunto adnominal. Que loucura, minha gente. Aquilo não era nem comparativo: era um superlativo absoluto.
Foi se aproximando dos dois, com aquela coisa maiúscula, com aquele predicativo do sujeito apontado para seus objetos. Foi chegando cada vez mais perto, comparando o ditongo do substantivo ao seu tritongo, propondo claramente uma mesóclise-a-trois.
Só que as condições eram estas: enquanto abusava de um ditongo nasal, penetraria ao gerúndio do substantivo, e culminaria com um complemento verbal no artigo feminino.
O substantivo, vendo que poderia se transformar num artigo indefinido depois dessa, pensando em seu infinitivo, resolveu colocar um ponto final na história: agarrou o verbo auxiliar pelo seu conectivo, jogou-o pela janela e voltou ao seu  trema, cada vez mais fiel à língua portuguesa, com o artigo feminino colocado em conjunção coordenativa conclusiva.

 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Confira os 15 erros mais graves na redação, segundo guia de redação divulgado pelo próprio Inep:

Desvios mais graves

 1. Concordância - Falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito antes do verbo).

2. Períodos - Períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão.

 3. Pontuação - Graves problemas de pontuação.

4. Grafia e acentuação - Desvios graves de grafia e de acentuação (letras minúsculas iniciando frases e nomes de pessoas e lugares)

5. Gíria - Presença de gírias.

 

Desvios graves

6. Concordância verbal - Falta de concordância do verbo com o sujeito (com o sujeito depois do verbo ou muito distante dele).

7. Concordância nominal - Falta de concordância do adjetivo com o substantivo.

8. Regência - Regência nominal e verbal inadequada (ausência ou emprego indevido de preposição).

9. Crase - Ausência do acento indicativo da crase ou seu uso inadequado.

10. Estrutura sintática - Problemas na estrutura sintática (frases justapostas sen conectivos ou orações subordinadas sem oração principal).

11. Grafia Desvio de palavras de grafia complexa.

12. Vírgula - Separação de sujeito, verbo, objeto direto e indireto por vírgula.

13. Oralidade - Qualquer marca de oralidade.

 

Desvios leves

14. Passiva sintética - Ausência de concordância em passiva sintética (exemplo: uso de "vende-se casas" em vez de "vendem-se casas").

15. Erros simples de pontuação - Erros simples de pontuação que não comprometem o sentido do texto.

 

 

 Confira as 6 razões para a atribuição da nota zero à sua redação do Enem:

 

1. Tema- O tema é essencial à sua redação. Você não pode escrever sobre o que bem entender, tem que manter-se estrito ao que está sendo pedindo no enunciado da redação. Portanto, fuga total ao tema configura uma penalidade que "zerará" sua redação. 

2. Dissertação - A desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa também fará com que você tire zero na redação.

3. Sete linhas - O seu texto deve conter mais de 7 linhas. Do contrário, terá nota nula na sua redação.

4.Impropérios - Impropérios, desenhos ou outras formas propositais anularão sua redação. Portanto, nada de palavras de baixo calão e tome cuidado com a adequação vocabular.

5. Direitos humanos - A 5ª competência analisada pelos avaliadores é a capacidade de "elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos". Logo, não se pode desrespeitar os direitos humanos.

6. Folha em branco - Cuidado para não entregar sua folha de redação em branco. Atenção dobrada porque, mesmo que ela tenha sido escrita no rascunho, é necessário passá-la a limpo, caso contrário você receberá nota zero na sua redação do Enem.

 
 
 

Mais dicas

1. Cópia parcial de questões - A cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas no caderno de prova acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas. Por isso, não perca tempo copiando textos da prova. Crie seus próprios argumentos e defenda-os.

2. Letra legível - O MEC aconselha que você escreva com letra legível a sua redação. Desta forma, os avaliadores não terão dúvidas ao ler o seu texto.

3.Título - Segundo o guia, o título é opcional. Portanto, você pode optar se deseja dar um título ou não à sua redação sem ser prejudicado com notas inferiores.

 
 
 
 
De acordo com o manual, as 5 competências analisadas durante a correção são:
 
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

 
 
 
 
 
LÍNGUA PORTUGUESA - O que mais cai no Enem
 
 1º lugar - Interpretação de texto
A famosa interpretação de texto. A razão pela qual ela é tão cobrada é simples. Num país em que mais da metade da população é analfabeta funcional, o exame nacional precisa cobrar esta competência do aluno. Além disso, a prova torna-se menos decorativa e mais lógica, privilegiando quem pensa e não quem decora. Entretanto, não pense que estas questões serão sempre pontos garantidos. Depois de horas de prova, o cansaço prejudica o entendimento textual. Além disso, a vivência e maturidade são qualidades testadas com esse tipo de questão. Portanto, deixe de lado o nervosismo e pense logicamente ao responder este tipo pergunta. Aja como um adulto, é isso que o Enem está demandando de você.
 
 2º lugar - Modernismo
Modernismo inclui não só o movimento, mas todos os poetas e escritores que fazem parte dele. Frequentemente, disponibilizamos conteúdo sobre este assunto: Semana de Arte ModernaOswald de AndradeCarlos Drummond de AndradeClarice LispectorFernando PessoaManuel Bandeira são artistas sobre os quais você pode ler aqui e garantir alguma questão no Enem de 2012. Uma promessa para este ano é Jorge Amado, já que em 2012 comemora-se seu centenário de nascimento. Fique ligado no portal para mais conteúdos modernistas! 
 
3º lugar - Outros tipos de interpretação
Tudo o que foi dito em interpretação de texto, obviamente, vale para este tópico. Mas aqui fala-se de interpretação de charges, publicidades, poemas, músicas, infográficos, gráficos e crônicas. Aqui está mais uma prova de que o Enem é basicamente interpretativo. Ou seja, quem souber ler e estiver calmo tem um terço da prova de português do Enem garantida.
 
4º lugar - Gramática
A gramática era um assunto recorrente dos vestibulares em geral. Antes, ela caía assim: "esta frase é coordenada ou subordinada?". Agora, cai diluída em perguntas de interpretação de texto e não tão diretamente. Esta mudança fez com que muitos erroneamente pensassem que ela está extinta dos vestibulares. Mas ela não está. Fique atento a assuntos como figuras de linguagem, pronomes, colocação pronominal, vocativo, aposto, artigo, conjunção e o novo acordo ortográfico.
 
 
5º lugar - Variação linguística
A variação linguística é uma matéria pouco estudada na escola e relativamente recente no estudo pré-universitário. Há quatro tipos de variações linguísticas: a história, geográfica, a sociocultural e situacional. A história, como o próprio nome diz, são as variações pelas quais uma língua passou ao longo de sua história. Por exemplo: antes de ser o que é hoje, o pronome "você" variou de "vossa mercê", "vossemecê", "vosmecê", "vancê". A variação geográfica se dá quando a língua varia de um lugar para outro. Por exemplo: no Brasil, falamos banheiro e em Portugal, casa de banho.
A sociocultural é realçada mais ainda no Brasil, um país de grande desigualdade. Dependendo da posição social e cultural de alguém, fala-se diferente. Ou seja, é claro que um vendedor de bananas fala a se expressa distintamente de um doutor em Letras. É provável que a pessoa mais estudada fale com um vocabulário mais amplo, respeitando mais as regras gramaticais, entre outros. Por fim, a última variação é a situacional.
Falamos diferentemente em diversas situações. Uma pessoa normal fala de certa forma com um professor, com seu chefe, com sua namorada, com sua mãe. Mesmo que seja um vendedor de bananas, sem nenhum estudo, ele mudará seu registro para falar com alguma autoridade - ainda que ele não esteja falando de acordo com as regras gramaticais vigentes em um certo país. A variação linguística mais cobrada no Enem é a geográfica. 
 
 
6º lugar - Funções da linguagem
Embora tenha caído pouco nos 13 anos, a tendência é que ele seja mais cobrado ao longo dos anos. A evolução percentual da matéria foi crescente. Portanto, é um assunto provável de ser cada vez mais demandado. Existem seis funções da linguagem. A primeira é a emotiva, função que destaca a o emissor. Esta mensagem centra-se nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor; é um texto subjetivo e pessoal e escrito na 1ª pessoa do singular. A segunda função é a referencial, cujas características são: neutralidade do emissor, objetividade e precisão e uso da 3ª pessoa do singular. A terceira é a função apelativa, em que a mensagem é centrada no receptor. Normalmente, usa-se 2ª pessoa do singular ou plural nesta situação. A função fática é a quarta da lista: ela serve para transmitir o interesse do emissor em testar ou chamar atenção ao próprio canal da comunicação. Vulgarmente falando, é quando dizemos: "hein", "né", "alô", "hum", "ei", etc. A quinta função da linguagem é a poética, aquela que põe em evidência a forma da mensagem, que se preocupa mais em "como dizer" do que com "o que dizer". Suas características são: subjetividade, uso de figuras de linguagem e brincadeiras com o código. A última função é a metalinguística. Caracterizada pela preocupação com o código, este emprego linguístico pode ser definido como a linguagem que fala da própria linguagem.
 
 


Discurso Direto e Indireto

 
 
DISCURSO DIRETO
É aquele que reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa.
 
 
Podemos enumerar algumas características do discurso direto:
 
- Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros;
 
- Usam-se os seguintes sinais de pontuação: dois-pontos, travessão e vírgula.


Exemplo:
O juiz disse:
- O réu é inocente.
 
 
 
 
DISCURSO INDIRETO
 
É aquele reproduzido pelo narrador com suas próprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa.
 
No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuação e usamos conjunções: que, se, como, etc.


Exemplo:
O juiz disse que o réu era inocente.
 
 
 
 
 
DISCURSO INDIRETO LIVRE
É aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta própria, servindo-se de orações absolutas ou coordenadas sindéticas e assindéticas.
 


Exemplo:
Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando”. (Graciliano Ramos)
 
  


Não confunda Narração com Dissertação

 
Narrar é falar sobre os fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos.
A narração  difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num texto narrativo.
O indispensável da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas:
 
Quem participa nos acontecimentos? (personagens);
 
O que acontece? (enredo);
 
Onde e como acontece? (ambiente e situação dos fatos).
 
Fazemos um texto narrativo com base em alguns elementos:
 
O quê? - Fato narrado;
 
Quem? – personagem principal e o anti-herói;
 
Como? – o modo que os fatos aconteceram;
 
Quando? – o tempo dos acontecimentos;
 
Onde? – local onde se desenrolou o acontecimento;
 
Por quê? – a razão, motivo do fato;
 
Por isso: - a consequência dos fatos.
 
No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o verbo o elemento principal. É importante só uma ação centralizadora para envolver as personagens.
 
Deve haver um centro de conflito, um núcleo do enredo.
 
A seguir um exemplo de texto narrativo:
 
 
 
Toda a gente tinha achado estranha a maneira como o Capitão Rodrigo Cambará entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava num alazão, trazia bombachas claras, botas com chilenas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã militar azul, com gola vermelha e botões de metal.
 
(Um certo capitão Rodrigo – Érico Veríssimo)
 
A relação verbal emissor – receptor efetiva-se por intermédio do que chamamos  discurso. A narrativa se vale de tal recurso, efetivando o ponto de vista ou foco narrativo.
 
Quando o narrador participa dos acontecimentos diz-se que é narrador-personagem. Isto constitui o foco narrativo da 1ª pessoa.
 
Exemplo:
 
 
 
 
Parei para conversar com o meu compadre que há muito não falava. Eu notei uma tristeza no seu olhar e perguntei:
- Compadre por que tanta tristeza?
Ele me respondeu:
- Compadre minha senhora morreu há pouco tempo. Por isso, estou tão triste.
Há tanto tempo sem nos falarmos e justamente num momento tão triste nos encontramos. Terá sido o destino?
 
 
Já o narrador-observador é aquele que serve de intermediário entre o fato e o leitor. É o foco narrativo de 3ª pessoa.
Exemplo:
 
 
O jogo estava empatado e os torcedores pulavam e torciam sem parar. Os minutos finais eram decisivos, ambos precisavam da vitória, quando de repente o juiz apitou uma penalidade máxima.
O técnico chamou Neco para bater o pênalti, já que ele era considerado o melhor batedor do time.
Neco dirigiu-se até a marca do pênalti e bateu com grande perfeição. O goleiro não teve chance. O estádio quase veio abaixo de tanta alegria da torcida.
Aos quarenta e sete minutos do segundo tempo o juiz finalmente apontou para o centro do campo e encerrou a partida.

  

               

      
      
      
                                         
 

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