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29 de novembro de 2009

Temas de Redação 23 24 25 26 27 28

23. Tragédia Climático ambiental em Santa Catarina
24. Aumento dos casos de AIDS em maiores de 50 anos
25. O amor como lei da vida
26. Benefícios do sorriso
27. A melhora das condições para a abertura do próprio negócio
28. A importância da submissão aos sábios conselhos

28 de novembro de 2009

Pleonasmo "vício" ou estilo?

Não é raro ouvirmos que alguém"subiu lá em cima" ou"saiu lá fora". Há poucos dias postei sobre tautologia. Esses vícios que cometemos nas produções textuais. Certamene, reconhecemos tais formas como viciosas, e, muitas vezes, elas se transfomam em motivo de riso. No nível culto da língua, são inadmissíveis. Que pensar de alguém que tenha sofrido uma "hemorragia de sangue"ou participado de um "plebiscito popular"? A esse tipo de construção chamamos de pleonasmo, palavra grega que significa superabundância.
Quantas vezes já ouvimos que houve um "consenso geral"? Ora, consenso é a opinião geral. É o mesmo problema que ocorre com a "opinião individual de cada um"e com a "unanimidade de todos", "encarar de frente" são tão redundantes quanto o "erário público" e o "vereador municipal ".
Se esses pleonasmos beiram o ridículo, outros há no idioma perfeitamente acietáveis. São comuns, em bons escritores, contruções com duplo objeto, de grande poder expressivo. Em uma frase como" ...a carta, não a recebi...", o objeto direto é anteposto e repetido depois como pronome oblíquo. A este chamamos de objeto direto pleonástico. A frase ficou mais enfática que "Não recebi a carta".
" Vivo uma vida de cão" ou "dormiu o sono dos justos". Nessas frases, ocorre o que se conhece, gramaticalmente, como objeto direto interno. Há outras construções pleonásticas também aceitas, como é o caso da dupla negativa, em frases do tipo, "nao disse nada"ou "não havia nenhuma pessoa lá". Mais elegantes, entretanto, soam as formas "nada disse"ou " não havia pessoa alguma lá". Note que o pronome indefinido "algum", posposto ao substantivo, assume valor negativo.
Como vocês perceberam, nem sempre o pleonasmo é um vício de linguagem. Vezes há em que é um poderoso recurso de estilo. No belo "Soneto de Fidelidade", diz Vinicius de Morais" De tudo, ao meu amor serei atento/Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto/(...) E em seu louvor fiel hei de espalhar meu canto/E rir meu riso e derramar meu pranto (...).
Em Manuel Bandeira, no "Poema Só para Jaime Ovalle"temos"Chovia uma triste chuva de resignação". O limite pode ser tênue. Mas, com um pouco de sensibilidade, fica fácil distinguir um do outro. (Adaptado)

26 de novembro de 2009

Um texto Para ser Analisado - Leiam

Introdução
O vestibular é muito polêmico, e agora o governo resolveu fazer cotas pros negros e prá quem veio de escola pública.
Primeiro desenvolvimento
No caso dos negros, é injusto, já que 50% dos negros nascem pretos, e a metade não. Mas isso ficaria indeciso, pois existem pessoas como o Maicon Jecksom que nasceram pretas e são brancas, então pode-se alegar que um loiro tem descendência afro-africana, bem como os orientais.
Segundo desenvolvimento
Logo, podemos dar cotas aos alcólatras, pois estes seguem o exemplo do presidente. Mas para evitar a complicação do vestibular o ideal seria o sorteio de vagas, assim só os sortudos conseguiriam entrar na faculdade, ou seja, além de um profissional competente, o cara iria ser um profissional de sorte.
Terceiro desenvolvimento
É uma pouca vergonha o sistema de cotas, porque os homossexuais seriam desfavorecidos perante ao curso superior, novamente mais um motivo para o presidente ser bêbado. E não são todas as pessoas que tem oportunidade de estudar em uma escola como a minha ( cita a escola).
Conclusão
Todavia, a metodológica do vestibular é totalmente fálica, pois se descobrirem vida em outros planetas os conceitos do concurso "Miss Universo" teriam de ser repensados, Desejo à todos uma boa viagem.
O tema dessa redação:..." sistema de cotas, para alunos de escolas públicas, nas universidades federais..."

SEM COMENTÁRIOS

25 de novembro de 2009

Tema de Redação 22

Felicidade: estado inalcançável ou resultado de um modo de ser e ver a vida?

Linguagem de um Texto Dissertativo-Argumentativo

Por ser um texto, que se desenvolve por meio da análise de diversos aspectos associados à questão central, a dissertação apresenta algumas características bem definidas com relação à linguagem.
A primeira observação a ser feita diz respeito ao uso dos verbos. O presente do indicativo predomina em textos expositivos.

Miscigenação de raças, classes sociais e profissionais, desenhos habitacionais cotidianos e irregulares, sede do poder e da pobreza, o centro urbano reúne em si vitória e derrota, felicidade e dor, contradição. Há o que busca a vida tranquila na Rocinha, há o que busca apenas o lazer no shopping center, o reduto mundial do consumismo. Cidade é permissão. Cidade é coação. (...)A cidade é o espaço singular onde nascemos, vivemos e morreremos; que conhecemos tão bem, mas que explicamos sem explicar. A cidade ou não tem explicação, ou permite todas explicações.
O presente do Indicativo não tem, no caso de uma análise, uma conotação temporal, ou seja, ele não faz referência a acontecimentos que ocorrem no momento da enunciação. Sua função é permitir a generalização própria do encaminhamento analítico. Nesse sentido, assume um valor atemporal.
Outra característica distintiva da linguagem das dissertações é a preferência por substantivos abstratos. Isso se explica pela necessidade que temos, quando analisamos, de definir, de comparar, de argumentar, sempre buscando a construção de um discurso mais generalizante.
Também como uma necessidade decorrente da construção de um discurso mais abrangente, deve-se evitar as formas de primeira pessoa no texto, a não ser que o tema exija, por exemplo, a UFSM teve como tema em 2009;"Você tem fome de que?" O candidato poderia usar a primeira pessoa. Esse cuidado se explica pelo desejo de fazer com que o texto seja encarado não como expressão de um olhar subjetivo, particular, mas sim como uma argumentação racional, válida para todas as pessoas.

24 de novembro de 2009

Pérolas do ENEM do ano passado

Bom, primeiro as pérolas do ENEM, mas saibam que "pérolas" todos cometem o que precisamos é atenção ao reler o texto. Muita atenção.

O tema do ENEM foi sobre Aquecimento Global, observem as "aberrações" escritas pelos candidatos.


1. O problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta.

2. A amazônia é explorada de forma piedosa.(boa)

3. Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta. (tamo junto nessa companheiro)

4. A floresta tá ali paradinha e vem o homem e creu.

5. Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta.

6. O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação.

7. Espero que o desmatamento seja instinto.

8. A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo.

9. A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta.

10. Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis.

11. Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas.

12. Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna.

13. Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza.

14. A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica.

15. A amazônia tem valor ilastimável.

16. Explorar sem atingir árvores sedentárias.

17. O estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia.(o quê)

18. Paremos e reflitemos.

19. A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas.

20. Temos que criar leis legais contra isso.

21. A camada de ozonel.

22. O que vamos deixar para nossos antecedentes.

23. A amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.

24. A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração.

25. A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável.

26. Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação.

27. Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha vários xises.

28. A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes.

29. O povo amazônico está sendo usado como bote espiatório.

30. O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando.

31. Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos...

32. Convivemos com a merchendagem e a politicagem.

33. Na cama dos deputados foram votadas muitas leis.

34. Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e destruição da floresta amazonia.

Tema de Redação 21

A partir do texto a seguir, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você apresente suas reflexões acerca das RELAÇÕES AMOROSAS NOS TEMPOS MODERNOS.
O amor costuma ser visto como um sentimento natural e universal. Estudos, porém, esclarecem-nos sobre sua condição histórica. Os seres humanos têm capacidade de criar laços, demonstrar afeto, de amar. Mas o que chamamos de amor não existiu desde sempre, tampouco está presente em todos os contextos. Por ser histórico, o amor é uma construção social e varia de forma, de significado e de valor. Assim como todas as culturas elegem suas formas de viver, de sofrer, de gozar, de morrer, também elegem suas formas de amar.

Temas de Redação 16 - 17 - 18 - 19 - 20

16. O estresse no trabalho e suas consequências na qualidade de vida do homem moderno.

17. Bullyng: violência expressa por meio da humilhação do indivíduo.

18. Os benefícios da escrita na busca de uma vida saudável.

19. O trabalho na terceira idade: uma forma de auto-superação.

20. Redução da idade penal: solução ou criação de novo problema.

22 de novembro de 2009

Dicas Para um bom Texto

1.A citação é um recurso importante em redações opinativas, pois demonstra vínculo cultural e habilidade de relacionamento de textos. É o mesmo que dizer que nossas opiniões fazem parte de um debate sempre aberto.
2.A PROGRESSIVIDADE ARGUMENTATIVA também é um critério importante de avaliação da redação. Uma boa dica é fazer com que o leitor receba os aspectos opinativos da dissertação em ordem gradativa, aos poucos, dos argumentos mais simples aos argumentos mais rogorosos, com dados estatísticos, fatos históricos marcantes e citações de especialistas.
3 " Os fins justicam os meios" CUIDADO, pois é uma citação direta. Lembram, esse conteúdo está no blog, quando direta cite o autor. Pensamento de Maquiavel ( de onde vem a expressão maquiavélico) O correto é o uso das aspas. Ok!
4. Há uma grande diferença entre aonde e onde. Utiliza-se"aonde" quando funciona como para onde, pois o "a" é igual para. Já onde quando o referente for lugar.
5. A vírgula será obrigatória quando um conector de coordenação; entretanto, contudo, porém, portanto, todavia, vier no interior da oração coordenada de que faz parte.
6. A expressão ATRAVÉS DE, cujo sentido original equivale a "de um lado para outro", "por", também já é aceita pela norma culta como sinônimo de "por meio de". Entretanto, para melhorar o estilo de seu texto, evite usar o tempo todo, optando pelos termos"por meio de" e "por intermédio de"sempre que possível.
7. A terceira pessoa do plural é adequado à produção de um texto dissertativo. Nesse sentido, o vestibulando pode optar por construções impessoais como : sabe-se, discute-se, ou usar a primeira do pessoa do plural ao longo do texto: sabemos, discutimos. Entretanto, é preciso ficar atento para manter a focalização escolhida em toda a redação, evitando misturar os dois tipos de registro.
8. O uso da estrangeirismo deve ser evitado em uma redação. Portanto, prefira termos em português ou aportuguesados.
9. A colocação do pronomes oblíquos átonos junto a verbos no infinitivo é facultativa, podendo se uilizar tanto a próclise quanto a ênclise.
10. O significado de vultuoso, rosto inchado e vermelho, é bem diferente de vultoso, volumoso, em grande quantidade. Se o candidato escrever ...em grandes investimentos vultuosos... quis dizer;..investimentos de rostos inchados... Complicado não!!!!!!!!!
11. O jeito certo de escrever palavras que podem gerar dúvida: abstinência, alto-falante, ascensão, bem-sucedido, decapitar, pichar, porta-voz, siso, adolescente, adolescência, consciência, consciente, privilégio, beneficente, rubrica, bem-vindo, chulo, empecilho, exceção, invólucro, persuasão, prazeroso, prevenir...
12. A fim de : locução equivalente a para - Ele chegou mais cedo a fim de terminar a tarefa de ontem.
Afim: significa que tem afinidade, semelhança ou ligação. Maria e a irmã tinham temperamento afins.
Estar a fim de: usado coloquialmente com o sentido de estar com vontade. CUIDADO, numa redação o melhor é avitar o uso dessa expressão.
13. Locuções prepositivas, como"ao mesmo tempo em que" e "a ponto de"são expressões invariáveis da língua portuguesa. Entretanto, no decorrer dos anos, algumas acabaram sendo alteradas pelo uso oral e quase sempre são empregadas de forma incorreta. Confira alguns exemplos para não errar.
A ponto de
Ao mesmo tempo em que
Apesar de que
Na medida em que
Uma vez que
14. O uso da vírgula sempre que possível obriga o deslocamento do pronome oblíquo átono para depois do verbo. A próclise deve ser evitada depois de sinais de pontuação de um modo em geral.

20 de novembro de 2009

Introdução "PROFE, DEPOIS QUE INICIO SÓ VAI"

Bom, vamos voltar à introdução, só que sem leitura "não vai mesmo".
Temos o assunto, o tema, então tá! Fizemos o quê com isso? Entendida a proposta precisamos delimitar as teses, as opiniões.
TEMA 15
Duas condições indispensáveis para uma vida feliz. ESSE é o assunto, o tema.
Tese 1: a primeira condição
Tese 2: a segunda condição
Portanto, o concorrente amargurado deverá criar as duas delimitações necessárias e obrigatoriamente citá-las na introdução. Como exemplo, a primeira condição para a felicidade é a realização profissional; a segunda, a realização afetiva.
Logo
A felicidade é largamente conceituada e discutida pelos teóricos, pelos religiosos, pelos poetas e pelos cidadãos de um modo geral. Pronto introduzimos o assunto. Mostra-se difícil conceituá-la, dada a subjetividade do assunto, mas a realização profissional e afetiva são duas condições indispensáveis para que a alcancemos. Aí estão as teses, "agora vai".
Aqui está a demonstração de introdução eficiente do ponto de vista estrutural. O assunto e as delimitações criadas pelo vestibulando estão citadas, sem , ainda, discutir ideias, o que será feito nos desenvolvimentos.
O passo seguinte, como já vimos, é a organização do banco de ideias e, posteriormente, o rascunho. Mas, como a redação é treinamento, que tal se , o incauto aí se dispuser a continuar o texto. Vamos lá!
Gurizada, vamos ler
Violência Infantil
Pedofilia
Crack, nem pensar!
A exclusão do idoso
Precisamos respeitar a natureza
Preconceitos
A inversão de valores na família
Drogas, legalizá-las ou não
Prostituição infantil
Trabalho escravo

O caso do mim e do eu; do tu e do te

Oi, Gurizada!
Hoje o assunto é aquele, polêmico prá caramba, ah, que fique bem claro; NÃO estou escrevendo um texto, logo "prá".
É comum as pessoas dizerem"este livro é para mim ler". Qual o equívoco? O certo é para eu ler. Simplesmente não observamos que o mim torna-se sujeito de ler. Pelas leis gramaticais, mim e te não funcionam como sujeitos da ação. Logo"para eu fazer, para eu ler, para eu escrever". Mim e te não praticam ação. Logo, mim não namora, mim não vai ao jogo de futebol. Eu, sim, passo no vestibular. Estudo para eu passar no vestibular. Na verdade, isso parece língua de índio: mim Jane, tim Tarzã...
Os alunos irão reclamar. Que diferença faz, todo o mundo entende quando a gente diz"prá mim fazer"? Ah, sim, vocês acham mesmo isso? Então vejamos.
Imaginem que um colega faça o seguinte convite.
Vou te convidar para tu comeres lá em casa.
Tu é sujeito de comer. Logo, praticará a ação de degustar o alimento cozido. Trocando para o pronome oblíquo.
Vou te convidar para te comer lá em casa.
Mudou alguma coisa? Penso que sim. Agora o convidado de agente da ação de comer passa a ser cardápio. Moral da história.
Quando convidarem vocês para comer, perguntem se é com o reto ou com o oblíquo. Deu prá sacar? Portanto, contextualizem mais essa, lá na redação. Ok

19 de novembro de 2009

O Pobrema do Messenger

A palavra escrita é uma espécie de mico-leão-dourado da comunicação. Está, infelizmente em extinção. Nunca nos comunicamos tanto. É o e-mail, é o messenger, é o orkut, é o sms, é a conversa no celular. A língua é que mudou. Querida, encolhi as palavras. Também virou "tb", valeu é representado por "vlw". O problema não é falar em código nem abreviar palavras. O dramático é encolher as ideias. Nosso tempo está consumido pelas conversas do tipo"e ahi, td blz?".
Paramos de ler ideias mais complexas. Parágrafos mais densos sumiram de nossas retinas e rotina. Não se escreve bem sem ler bons textos. E como podemos"concertar o pobrema"? Em primeiro lugar, desconfiando que consertar o problema fica melhor na frase. Em segundo, tendo a consciência que não existem milagres. Para fazer uma boa redação no vestibular, para escrever um bom e-mail no primeiro emprego, para conquistar a cara-metade em um bilhetinho é preciso saber aonde queremos chegar ao escrever a primeira palavra. Escrever com clareza é pensar com clareza. O que queremos mesmo dizer?
O segundo passo é não exagerar nas firulas. Melhor ser um bom Elano do que um Robinho atrapalhado. Frases mais curtas evitam erros. E não é vergonha alguma formar frases com poucas palavras. Raymond Chandler fez a fama com seus livros policiais no século passado. Com frases tão secas como um dry martini.
Duas dicas simples para melhorar seus textos: a primeira é óbvia, pense no quer dizer antes de escrever a primeira letra. A segunda, demanda mais tempo, ainda que não necessite ser penosa. Leia. Qualquer material. Jornal, revista, livro e até bula de remédio. Comece pelos assuntos prediletos, depois para a informação geral. Lembra-se da Oração de São Francisco, aquela que dizia que"é perdoando que se é perdoado, que é dando que se recebe"? Poderíamos acrescentar um verso à oração: é lendo que se escreve. (Adaptado)
Quis, com esse texto, mostrar a vocês que a leitura é imprescindível. Embora já tenhamos conversado muito acerca disto, sempre é bom ler a opinião de um outro autor.

Tema de redação 14

A partir da leitura dos textos abaixo, redija uma dissertação em prosa, discutindo as ideias neles contidas.
(...) padecer a convicção de que, na estreiteza das relações da vida, a alma alheia comprime-nos, penetra-nos, suprime a nossa, e existe dentro de nós, como uma consciência imposta, um demônio usurpador que se assenhoreia do governo dos nossos nervos, da direção do nosso querer, que é um estranho espírito invasor que faz às vezes de nosso espírito, e que de fora , a nossa alma, mísera exilada, contempla inerte a tirania violenta dessa alma, outrem, que manda nos seus domínios, que rege as intenções, as resoluções e os atos muito diferentemente do que fizera ela própria(...) Raul Pompéia
..."Os outros têm uma espécie de cachorro farejador, dentro de cada um, eles mesmo não sabem. Isso feito um cachorro, que eles têm dentro deles, é que fareja, todo o tempo, se a gente por dentro da gente está mole, está sujo ou está ruim, ou errado...As pessoas, mesmas, não sabem. Mas, então, elas ficaram assim com uma precisão de judiar com a gente..." João Guimarães Rosa

(...)experimentar
colonizar
civilizar
humanizar
o homem
descobrindo em suas próprias entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de con-viver. Carlos Drummond de Andrade

17 de novembro de 2009

Tema de Redação - 13

Redija um texto dissertativo argumentativo sobre a influência ou não do fenômeno orkut, facebook... no cotidiano dos jovens.

Comentando uma Redação

Tema - 12 Transgredir faz parte das ações humanas ou ela pode ser entendida como violação às normas? (UFRGS)

Transgredir para evoluir

Observem que o título já indica qual vai ser a linha geral do texto.

O ato de transgredir é absolutamente normal. Do contrário, não haveria mudança. O modo de ver e de pensar, o próprio homem enfim, não se encontraria em constante evolução.Triste seria viver assim, até porque, quando as regras não servem mais, é preciso mudá-las.
O autor demonstra compreensão do tema proposto. Ele expressa seu ponto de vista sobre o assunto e a orientação que vai ser seguida nos desenvolvimentos: transgredir faz parte das ações humanas, porque está relacionada com a evolução.
É da natureza humana buscar sempre o melhor para si. Quanto mais o homem compreende o mundo, mais ele o transforma para seu próprio bem. E nessa busca pela dominação total, barreiras, é claro, têm de ser superadas, até porque, é justamente eliminando os limites de sua compreensão que os homens são capazes de ir além, de chegar onde querem. Portanto, também é natural não aceitarem o que lhes impede, tampouco se conformarem com o que já não tem o mesmo valor que tinha ou teve, com o que atrapalha o seu processo de evolução. Desafiar, inovar, trangredir faz parte das ações humanas que objetivam a passagem para um estágio evolutivo superior.
A argumentação é clara, coerente e consecutiva, isto é, neste momento do texto são acrescentadas ideias novas com intuito de especificar, sustentar o que foi afirmado na introdução.
Os avanços na medicina obtidos através das células tronco, por exemplo, são fruto da pesquisa, do estudo, do trabalho de pesssoas que não tiveram medo de desafiar a concepção religiosa, a moral do Estado e da Justiça, os limites impostos por uma mentalidade que tem medo de transgredir, até porque, muitas vezes, os limites a sustentam. Mesmo sendo uma questão polêmica, não se pode negar que o uso das células tronco é uma inovação que tem capacidade para trazer grandes possibilidades de cura não somente para pessoas que precisam de um transplante, mas também para a cura do câncer ou o controle do vírus que provoca o HIV. Se realmente os cientistas não tivessem essa postura de enfrentamento e desobediência à moral de sua época, não saberíamos tudo que sabemos hoje sobre a nossa própria vida.
O todo transita do geral para o particular com eficiência.O relato evidencia um esforço para configurar um aspecto original, não previsível a ele. O exemplo se ajusta à análise, conferindo veracidade às afirmações anteriores.
Quanto mais o homem enfrentar o estabelecido para buscar melhoria das condições de sua vida, mais transformações positivas ocorrerão. Sendo assim, não há por que fazer tudo de maneira pré- estabelecida. Transgredir é a regra. Não há por que negar ou subestimar as mudanças, desde que elas realmente promovam um benefício para todos nós.
São estabelacidas relações apropriadas entre a ideia principal e os argumentos que sustentam o texto. É observado o princípio da não contradição; o texto apresenta continuidade temática e assume uma posição bem definitiva sobre o tema proposto.
Há margens bem definidas, quatro parágrafos. Os parágrafos possuem mais de um período cada. Quanto ao caráter dissertativo predomina a análise; a argumentação sobrepõem-se ao relato, ao exemplo. Um excelente texto.

Tema de Redação 12

AO VERME
QUE PRIMEIRO ROEU AS FRIAS CARNES
DO MEU CADÁVER
DEDICO
COM SAUDOSA LEMBRANÇA
ESTAS
MEMÓRIAS PÓSTUMAS
Ensejados pela obra acima, um jornal de grande circulação possibilitará, a uma vítima, fatal ou não, de acidente ocorrido em rodovia, espaço para apresentar à população suas ilações acerca do trabalho realizado pela Polícia Rodoviária Federal que a atendeu em dado momento. Ocupando posicionamento argumentativo da vítima, redija um texto dissertativo no qual o pensamento abaixo seja contemplado.
RESPEITO ÀS LEIS, VIA DE MÃO ÚNICA!
Oi, gurizada ! Que susto com esse tema. Pudera, foi do concurso da PRF - 2010; só queria demonstrar que a briga lá fora é tenebrosa, por quê? Caso não houver leitura, informações, prática da escrita...sabem, pois sempre digo a vocês: danou-se!

16 de novembro de 2009

Tema de Redação - 11

Em toda sociedade convivem gerações diversas, que se relacionam de formas distintas, exigindo de todos o exercício contínuo de lidar com a diferença.
Texto 1
Para o sociólogo húngaro Karl Mannheim, a geração consiste em um grupo de pessoas nascidas na mesma época, que viveram os mesmos acontecimentos sociais durante a sua formação e crescimento e que partilham a mesma experiência histórica, sendo esta significativa para todo o grupo. Esses fatores dão origem a uma consciência comum, que permanece ao longo do respectivo curso da vida. A interação de uma geração mais nova com as precedentes origina tensões potencializadoras de mudança social. O conceito que aqui está mais patente atribui à geração uma forte identidade histórica, visível quando nos referimos, por exemplo, "à geração do pós guerra". O conceito de "geração" impõe a consideração da complexidade dos fatores de estratificação social e da convergência sincrônica de todos eles; a geração não dilui os efeitos da classe, de gênero ou de raça na caracterização das posições sociais, mas conjuga-se com eles, numa relação que não é meramente aditiva nem complementar, antes se exerce na sua especificidade, ativando ou desativando parcialmente esses efeitos.
Texto 2
A partir do advento do computador, as empresas se reorganizaram rapidamente nos moldes exigidos por esta nova ferramenta de gestão. As organizações procuraram avidamente os "quadros técnicos" e os encontraram na quantidade demandada. Os primeiros quadros "bem formados" tiveram em geral carreiras fulminantes. Suas trajetórias pessoais foram tomadas como referência pelos executivos mais jovens. Aqueles"grandes executivos"foram considerados portadores de uma "visão de conjunto"dos problemas empresariais, que os colocava no campo superior da "administração estratégica", enquanto o principal atributo da nova geração passa a ser a contemporaneidade tecnológica. Os constrangimentos advindos do choque geracional encarregavam-se de fazer esses"jovens"encarnarem essa característica, dando a esse trunfo a maior rentabilidade possível, Assim, exacerbaram-se as diferenças entre os recém-chegados e os antigos ocupantes dos cargos. No plano simbólico toda a ética construída nas carreiras autodidatas é posta em xeque na conflito que opõe a técnica dos novos executivos contra a lealdade dos antigos funcionários que, no mais das vezes, perdem até a capacidade de expressar o seu contentamento, tamanha é a violência simbólica posta em marcha no processo, que não se trava simplemente em cada ambiente organizacional isolado, mas se generaliza.
Texto 3
Ao longo da década de 1990, a renda das famílias brasileiras com filhos pequenos deteriorou-se com relação à das famílias de idosos. Ao mesmo tempo, há crescentes evidências de que os idosos aumentaram sua reponsabilidade pela provisão econômica de seus filhos adultos e netos.
Texto4
As relações intergeracionais permitem a transfomação e a reconstrução da tradição no espaço dos grupos sociais. A transmissão dos saberes é linear; ambas as gerações possuem sabedorias que podem ser desconhecidas para a outra geração, e a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e de sentir, e assim, renovar as opiniões e visões acerca do mundo a das pessoas. As gerações se renovam e se transformam reciprocamente, em um movimento constante de construção e desconstrução.
Leia a coletânea e elabore sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:
a relação entre gerações é frequentemente caracterizado pelo conflito, Entretanto, há outras formas de relacionamento que podem ganhar novos contornos em decorrência das mudanças sociais, tecnológicas, políticas e culturais. UNICAMP - 2010

15 de novembro de 2009

Ambiguidades ou Tautologia

Gurizada! Hoje a briga é quanto à escrita, consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso"subir para cima"ou o "descer para baixo". Mas há outros que vocês teimam em fazê-lo nas produções textuais. Vejam:
elo "de ligação"
acabamento "final"
certeza"absoluta"
quantia "exata"
nos dias 8, 9, 10, "inclusive"
juntamente "com"
"expressamente"proibido
em duas metades "iguais"
sintomas "indicativos"
há anos"atrás"
vereador "da cidade"
"outra"alternativa
detalhes "minuciosos"
a razão é "porque"
anexo"junto"a carta
de sua "livre"escolha
superávit"positivo"
"todos" foram unânimes
conviver"junto"
fato"real"
encarar de "frente"
multidão"de pessoas"
Amanhecer "o dia"
criação"nova"
retornar"de novo"
empréstimo"temporário"
surpresa"inesperada"
escolha"opcional"
planejar "antecipadamente"
abertura "inaugural"
"continua a"permanecer
a"última"versão definitiva
"possivelmente"poderá ocorrer
"comparecer "em pessoa
gritar"bem alto"
"demasiadamente" excessivo
a seu critério"pessoal"
exceder"em muito"
Perceberam? São repetições dispensáveis.

14 de novembro de 2009

Tema de Redação - 10

Preconceito: formas de superá-lo.

Cuidados Especiais Quanto ao Uso da Norma Culta

Gurizada! Alguns problemas enfrentados na escrita das produções textuais, vamos a elas...
1. "Dado" os índices de pesquisa.../ A concordância é normal,...Dados os índices das pesquisas.../ Dado o resultado.../ Dadas as suas ideias.../Ficou "sobre" a mira do assaltante. Sob significa debaixo de.../ Logo - Ficou sob a mira do assaltante./ Escondeu-se sob a cama. Sobre equivale a em cima de ou a respeito de.../ Estava sobre o telhado./ Falou sobre a inflação.
2. "Ao meu ver". Não EXISTE artigo nessas expressões. A meu ver, a seu ver, a nosso ver...
3. A festa começou às 8 hs ou 8:00hs TERRÍVEL. Logo vamos ao correto: 8h e 30 mim, 14h. Assim 20 km, 10m, 50 kg. ok!
4. É hora "dele" chegar. Não se deve fazer a contração da preposição com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo. É hora de ele chegar. Depois de esses fatos terem ocorrido. Certo!
5. "Haja visto"seu empenho...A expressão é haja vista e não varia. Haja vista seu empenho. Haja vista suas críticas.
6. Comprou um TV "a cores". Veja o correto - Comprou uma TV em cores. Transmissão em cores. Desenho em cores.
7. "Onde"...onde só pode ser usado para lugar. A casa onde ele mora.Nos demais casos, use em que. A tese em que ele defende essa ideia. O livro em que...
8. Comeu frango ao invés de peixe. Em vez de indica substituição. Comeu frango em vez de peixe. Ao invés significa apenas ao contrário. Ao invés de entrar, saiu.
9. A promoção veio de encontro aos seus desejos. AO ENCONTRO DE expressa uma situação favorável. A promoção veio ao encontro dos seus desejos. DE ENCONTRO A significa condição contrária. A condição dos salários foi de encontro as suas expectativas.
10. Chamei-o e o mesmo não atendeu. Não se pode empregar "o mesmo" no lugar de pronome ou substantivo. Chamei-o e ele não atendeu.
11. O time empatou em 2 a 2. A preposição é por. O time empatou por 2 a 2. Observe que ele ganha por....e perde por...
12. Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordância no plural. Ele foi um dos que chegaram antes.
13. Queria namorar com a colega. O com não existe. Queria namorar o colega.
14. As pessoas esperavam-o. Quando o verbo termina em: m, ão, õe, os pronomes o, a, os, as tomam a forma no, na, nas, nos. As pessoas esperavam- no. Põe-no. Dão-nos.
15. A questão não tem nada "haver" com você. A questão na verdade, não tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma - Tem tudo a ver com você. Ok!
16. "Fica" você comigo. Fica é imperativo do pronome tu. Para a terceira pessoa, o certo é, fique você comigo. Venha prá caixa você também.
17. A feira inicia amanhã. Algo se inicia. A feira inicia-se amanhã.
18. Todos somos cidadões. O plural de cidadão é cidadãos.
19. Chegou em São Paulo. Verbos em movimento exigem a, e não em. Chegou a São Paulo. Vai amanhã ao cinema. Vou ao banheiro.
20. "Tratam-se de". O verbo seguido de preposição não varia nesses casos, Trata-se dos melhores profissionais. Precisa-se de empregados.
21. "Aluga-se casas". O verbo concorda com o sujeito. Alugam-se casas. Fazem-se consertos. Compram-se terrenos. Aluga-se casa.
22. Quebrou o óculos. Concordância no plural: os óculos, meus pêsames, felizes núpcias.
23. O correto é: exceção, paralisar, beneficente, chuchu, privilégio, empecilho,ascensão....
24. Preferia ir "do que" ficar. Preferia ir a ficar. O verbo preferir rege preposição a.
25. Vou assistir ao jogo. Esse verbo rege preposição a. De igual forma: desagradou a.., obedeceram/ desobedeceram a/ aspirava a (no sentido de almejar)/ visava a (no sentido de ter por objetivo).
26. Há dez anos atrás. Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas: há dez anos ou dez anos atrás.
27. Houve muitos acidentes. Haver, com sentido de existir, fica sempre na terceira pessoa do singular, Houve muitas rebeliões. Há vários alunos na sala.
28. Faz cinco anos. Fazer, quando exprime tempo é impessoal. Faz quinze dias. Fazia dois séculos.
29. Hoje são 14 de novembro. Hoje é dia 14 de novembro. É uma hora. São 14 horas. Ok!
30. Vossa Senhoria está equivocado. Pronomes de tratamento sempre na terceira pessoa. Vossas Senhorias estão equivocados. Perceberam, terceira pessoa do singular ou terceira do plural.

13 de novembro de 2009

Tema de redação - 9

"Se a gente acreditasse
que o braço pode se erguer
para construir empilhando pedras
em lugar de cadáveres ou dúvidas,
Se admitíssemos que a ternura,
a lealdade, a ética e a fraternidade
são eventualmente possíveis,
que se pode criar, não só matar,
existir, não só vegetar,
talvez se pudesse ler nas estrelas
o reflexo do que haveria na terra:
a promessa de, um dia, longínquo e frágil
brilhar o milagre da paz."
..........................................................................................................................................................................
Os versos, escritos por Lya Luft, convidam-nos a refletir sobre a possibilidade de contribuirmos para a construção de um mundo menos violento, mais humano.
O que é preciso fazer para que possamos viver nesse mundo de harmonia e paz? Devemos esperar pelos governantes? Ou começar por nós mesmos? Mas, por onde? Como?
Apresente sua proposta, dissertando sobre o tema
Como construir um mundo de paz

Tema de redação - 8

" É cedo para concluirmos nossas ideias, mas certamente é o momento de declarar o início do fim de toda forma de exclusão, a toda negação do ser, a toda a forma de violência. É hora de dar um basta na ideia de que feminino e tudo que está relacionado a ele é inferior, é uma falta, é de segunda categoria". (Rebecca Carvalho de Taranto)

Estrutura Interna de uma Redação

Uma introdução, com 5 a 6 linhas, dois parágrafos de desenvolvimento com 8 a 9 linhas cada e a conclusão com 5 a 6 linhas.
Sua redação terá quatro parágrafos apenas. Introdução+desenvolvimento+desenvolvimento+ conclusão.
Quanto ao conteúdo:
...na introdução, defina, de forma geral, o tema. Apenas defina. Mais nada.
Exemplo:
... o tema é "a violência"
Então comece sua redação definindo:
"A violência é......"uma definição simples, concisa, sem palavras difíceis nem palavras excessivamente comuns.
Exemplo
"A violência é um grave problema social. Ela destrói os valores.....Ainda na introdução, faça uma chamada as duas teses. "...destrói os valores da sociedade e colabora para a perpetuação das disparidades sociais".
Veja que esse período possui dois núcleos:
"destruir valores da sociedade" e "a perpetuação das disparidades sociais"
Essas duas teses serão os núcleos de cada parágrafo de desenvolvimento.
No parágrafo dois (desenvolvimento1), use a primeira tese "destruir os valores da sociedade". Argumente de forma consistente, por que isso ocorre? Busque exemplos em outras áreas, história, filosofia, revistas, letras de música...
No terceiro parágrafo ( desenvolvimento 2) use a outra tese " perpetuar disparidades sociais", agora sim, neste parágrafo, procure trazer um exemplo mais complexo. A progressão argumentativa será efetuada, muitas vezes, através disso, defenda a tese, as opiniões em torno do exemplo, cuidado, o exemplo não pode ultrapassar 2 linhas.
Finalmente o quarto e último parágrafo, conclusão.
Volte ao tema inicial, agora dando a sua pessoa definição, posicionamento para isso e mostrando uma solução para o problema. Nesse parágrafo não podem aparecer dados novos, se os tiver coloque nos desenvolvimentos.
Bom, creio que agora ficou mais fácil de estruturar uma produção textual. Pratique. Leia muito e escreva.

11 de novembro de 2009

TEMA DE REDAÇÂO - 6

Se o homem não respeita a natureza que perspectiva poderia ter para o futuro?

Redação do ENEM II

A construção de um bom texto faz diferença em qualquer vestibular. Disso ninguém tem dúvida. No ENEM, porém, uma situação específica pode fazer com que os candidatos que dominam a escrita da produção textual se saiam melhor.
Fique ligado
Calma e sangue frio são cruciais na hora de fazer a redação. Mas não esqueça também que ela deve ser feita com caneta azul ou preta, senão é zerada. Esse é um dos erros mais comuns, segundo o MEC.
O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa já está valendo, mas não será cobrado no ENEM. As novas regras vão coexistir com as antigas. Logo, a redação poderá ser escrita com ou sem as modificações.
Atenção ao enunciado
Antes mesmo de pegar a caneta para escrever, procure entender bem o que o tema pede.
Elabore a planta da sua construção
Alguns preferem fazer mentalmente, outros no canto da folha, sugiro que se faça um bom esboço do texto antes de começar a escrevê-lo.
De que lado do muro você está?
Defina sua opinião em relação ao tema e a exponha o quanto antes. Não se preocupe: sua posição, em si, não será avaliada. O que está em questão é a sua capacidade de construir um texto dissertativo e argumentar para convencer o leitor.
Liste os pilares de sustentação
Tenha pelo menos três argumentos, sejam eles a favor, contra ou de ambos os lados da discussão. Quanto mais concretos forem, melhor, e é necessário que eles se relacionem para que o texto não vire uma enumeração de exemplos.
Faça o acabamento
A conclusão deve trazer uma hipótese de solução para o problema. Evite generalismos como "se todos fizerem a sua parte o mundo melhora". Procure novamente ser concreto, evite expor ideias novas nesse momento e não repita a introdução.
Uma prova sem mudanças
Ao contrário da maior parte do exame, a redação não sofreu modificações(até o momento) em relação ao ano passado. Segundo o MEC, será cobrado um texto do gênero dissertativo argumentativo sobre um tema político, social ou cultural. Tradicionalmente, esse tema é relacionado ao cotidiano e às atualidades. Outro fator, façam 25 a 30 linhas, ignorem as 7 e, menos de 15.
Fique de olho no que acontece pelo mundo
A redação cobra temas relacionados a fatos da atualidade e do cotidiano. Portanto, para argumentar bem é necessário estar bem informado sobre o que acontece pelo mundo. Ler jornais, revistas, ver programas jornalísticos pode ajudar.
Casos em que a redação do ENEM é zerada
A redação que não atende à proposta solicitada ou que não seja do tipo dissertativo argumentativo é avaliada como "fuga do tema", recebendo o conceito D(desconsiderada). Textos identificados de alguma maneira, ou mesmo assinados com o nome do candidato, são classificados como"identificação do candidato".

10 de novembro de 2009

Redação nota dez do ENEM

Quando o sol da cultura está baixo, até os mais ínfimos seres emitem luz
Marcel Proust, grande escritor e exemplo máximo de uma vida dedicada unicamente à leitura e à literatura, disse em seus escritos"cada leitor, quando lê, é um leitor de si mesmo". O que Proust evidencia nessa frase deixa em aberto uma série de interpretacões que podem ser realizadas a partir do hábito entusiástico e não visto como uma obrigação pela leitura.
Estar em contato com o universo das palavras e nele encontrar uma atividade prazerosa, ao mesmo tempo que nos leva a absorver todo o conhecimento exterior, também nos conduz a uma busca de tudo que representa algo de nós mesmos nesse conhecimento que chega até nós. Em cada nova leitura, ocorre algo semelhante a uma lapidação de nosssos desejos e predileções.
Os livros constituem um tipo de transporte de conhecimento diferente da televisão, por exemplo, onde as informações são transmitidas a todo momento, e para tal, só precisa de nossa permissão para a passagem de suas imagens através de nosso córtex. O nível de saber que podemos extrair de um livro possui o mesmo limite de nossa vontade de fazê-lo. E, ao contrário das informações "prontas"da televisão, temos a total liberdade de interpretação o que confere o aperfeiçoamento de nossso senso crítico e o melhoramento de como no posicionarmos diante do mundo.
O hábito de leitura não possui caráter eletista e nem está associado ao poder aquisitivo. Em qualquer cidade, por menor que seja, há uma biblioteca, basta que tenhamos interesse em desvendar todo mistério contido nela. Ao ler, tornamo-nos mais cultos, mais seguros de nossas convicções, expressamo-nos e escrevemos melhor. Medidas públicas devem ser realizadas para garantir essa acessibilidade e assim, seus respectivos países possam brilhar, iluminados pelo sol da cultura.

Tema de Redação - 6

Tema Subjetivo
Enquanto houver sol
Quando não houver saída
Quando não houver mais solução
Ainda há de haver saída
Nenhuma ideia vale uma vida
Quando não houver mais esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança
Em cada um de nós, algo de uma criança
Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Quando não houver caminho
Mesmo sem amor, sem direção
A sós ninguém está sozinho
É caminhando que se faz o caminho
Quando não houver desejo
Quando não restar nem mesmo dor
Ainda há de haver desejo
Em cada um de nós, aonde Deus colocou
Enquanto houver sol, enquanto houver sol
Ainda haverá
Enquanto houver sol, enquanto houver sol

Britto, Sérgio.Enquanto houver sol.

TOMANDO por base a ideia nuclear do texto ou algum segmento que, de modo especial, você gostaria de comentar, construa um texto dissertativo expressando sua concepção acerca da ideias explícitas ou subentendidas nos versos. Não esqueça do título. (Processo seletivo - FURG)

Tema de Redação - 5

Observe um trecho da canção "Epitáfio", dos Titãs
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
Até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração
É comum ao ser humano, em algum momento, fazer um balanço da vida e chegar à conclusão de que determinadas atitudes, ou decisões, poderiam ter sido diferentes e o resultado delas trazer maior satisfação pessoal.
Tomando como base uma experiência particular(vivida ou imaginada), procure responder à possível exclamação:"Ah se eu pudesse voltar atrás..."
Comente as atitudes que você poderia ter tomado ou deixado de tomar, se as decisões que deveriam ser seguidas, para que o resultado dessa experência pudesse ser positivo na sua vida.
Redija um texto dissertativo argumentativo com a sua posição; apresente considerações que justifiquem as suas escolhas. Sua redação deverá ter 30 linhas, no máximo. Não se esqueça de dar um título ao seu texto.

Coesão Textual

Para que um texto apresente coesão, devemos escrever de maneira que as ideias se liguem umas às outras, formando um fluxo lógico e contínuo. Quando um texto está coeso, temos a sensação de que sua leitura se dá com facilidade.
Há vários mecanismos para conectar e relacionar as partes de um texto.
1. Coesão referencial, utilizando expressões que retomam ou antecipam nossas ideias:
ONDE: indica a noção de lugar e pode substituir outras palavras. São Paulo é uma cidade onde a poluição atinge níveis muito altos. No caso, "onde" retoma a palavra cidade.
CUJO: pode estabelecer uma relação de posse entre dois substantivos. Raul Pompeia é um escritor cujas obras lemos com prazer.
QUE: pode substituir palavras de uma oração inteira.
2. Coesão lexical
Permite evitar a repetição de palavras e, também, unir partes de um texto.
SINÔNIMOS: palavras semelhantes que podem ser usadas em diferentes contextos, mas sem alterar o que o texto pretende transmitir, quer dizer, como não podemos repetir vocábulos utilizaremos os sinônimos.
3. Coesão sequencial
Trata-se de estabelecer relações lógicas entre as ideias do texto. Para tanto, utilizamos os chamados conectivos; preposições, conjunções.
Consequência: (ou conclusão) por isso, logo, portanto, pois, de modo que, assim, por conseguinte, em vista disso.
Causa: porque, visto que, já que, dado que, como, uma vez que, porquanto, por, por causa de, em vista de, em virtude de, devido a, por motivo de, por razões de.
Oposição: entretanto, mas, porém, no entanto, todavia, contudo.
Condição: se, caso, desde que, contanto que.
Finalidade: para que, a fim de que, com o objetivo de, com o intuito de.

9 de novembro de 2009

Modelo de Redação Anulada

Em seu vestibular de 2008, a UNICAMP adotou como tema central a saúde pública: discuta os desafios que as ações preventivas lançam ao estado na promoção da saúde pública; aponte as tensões geradas por essas ações preventivas; explore os argumentos de modo a justificar seu ponto de vista sobre tais desafios e tensões. Veja uma das redações anuladas e o porquê.
A Situação da Saúde Pública Brasileira
A saúde pública no Brasil é precária, mas grande parte da verba que é destinada para esse fim acaba tomando um rumo diferente, e isso acaba prejudicando as pessoas que não tem condições de arcar com as despesas de um convênio ou consultas particulares.
Essa situação é ridícula porque afinal de contas a maior parte da população brasileira é pobre. E como essas pessoas ficam? É claro que elas terão que esperar meses por uma consulta, e isso quando não morrem antes de serem atendidas.
As vezes quando alguém pricisa fazer algum tipo de exame os hospitais públicos não dispõem dos aparelhos necessários para tal exame e essas pesssoas, mesmo sem condições pagam para fazê-los ou não fazem.
No Brasil tem gente precisando fazer cirurgia ou transplantes de algum órgão, mas essas pessoas acabam morrendo na fila de espera ou até tendo problemas piores por não ter feito tal cirurgia ou transplante.
O Brasil tem condições de ter melhoras na saúde, basta o Estado querer, investindo em aparelhos e em tudo que os hospitais precisarem, porque com essa melhora toda população será beneficiada.
O Brasil não está perdido e se a saúde pública melhorasse suas condições ele seria não só visto pelos brasileiros, mas pelos outros países também.
O Brasil está precisando apenas da colaboração do povo brasileiro é dos seus governantes para sair dessa situação em que se encontra a saúde pública.
Gurizada, o que acharam do texto? Primeiro: não respeitou as regras de estrutura textual. Trata-se de um texto sem coerência, sem coesão, poderíamos classificá-lo como cíclico, "aquele que tenta ir e volta sempre ao mesmo lugar". Uma redação também pode ser anulada "em tema", quando o texto foge completamente do tema proposto, ou "em tipo de texto", quando o gênero é desrespeitado em suas principais características.
Afirmações como "basta o Estado querer"ou "o Brasil está precisando apenas de colaboradores do povo brasileiro", além de demonstrar ingenuidade de análise, denuncia completa falta de leitura.
Outro fator, faz "cinco" parágrafos todos iniciados "O Brasil"ou "No Brasil", demonstrando que não houve um releitura do texto.
Por fim, um pérola de incoerência, no trecho:"essas pessoas acabam morrendo na fila de espera ou até tendo problemas piores". Numa sequência gradativa, o que pode ser pior do que a morte?
Bom esse é o tema 4.
Você sabia?
O jeito certo de escrever cinco expressões:
com crase: às vezes, à francesa, à beira-mar,à custa (de),à paisana
sem crase: a boa distância, a despeito de, a par, a toda, a álcool, a diesel, a gás, a gasolina.

7 de novembro de 2009

Coerência Textual

Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser interligadas de maneira clara, formando,assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Não basta, portanto, que o texto tenha coesão, mas é preciso também que o raciocínio exposto não apresente lapsos, hiatos, deslocamentos abruptos das informações e excesso incoerente de ideias.
Então gurizada! Prestem atenção...
1. Manter a ordem cronológica: não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão, porém nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida.
2. Uma informação nova deve se ligar a outra, já enunciada: à medida que o texto avança, as novas ideias devem se relacionar às antigas, de maneira que todas permaneçam interligadas.
3.Evitar repetições: uma ideia já enunciada pode ser repetida - e, em alguns casos, é imprescindível que isto ocorra - , mas desde que acrescentemos uma informação nova ao raciocínio, um novo elemento, capaz de aclarar ainda mais o assunto de que estamos tratando. Ou seja, devemos evitar redundâncias: à medida que escrevemos, o texto se amplia graças à agregação de novas ideias, e não porque insistimos no que já foi tratado ou usamos um excesso de palavras.
4. Não se contradizer: uma tese exposta e defendida no início não pode ser atacada no final do texto. Se o objetivo é discutir sobre diferentes argumentações em torno de um mesmo tema, deve deixar claro quem defende qual ideia.Nesses casos, todo cuidado é pouco: a contradição não deve ser assumida pelo autor, mas sim, surgir da diversidade de opiniões.
5. Não escamotear a realidade: um dado concreto, real, só pode ser contestado com base em investigações científicas. Um fato de conhecimento público pode ter novas versões, mas com base em depoimentos fidedignos. Encobrir a realidade com rodeios ou subterfúgios, apenas para dar maior veracidade a uma ideia, acaba sempre comprometendo a qualidade do texto - e, às vezes, abalando a reputação do autor.
6. Evitar generalizações: afirmar, de forma infundada ou não, que algo é verdadeiro em grande parte das situações, ou para a maioria das pessoas, demonstra falta de argumentos ou preconceito do autor, quer dizer, nunca coloque em seu texto que "todos" os políticos são corruptos, que "todos" os homens são... pois é, cuidado com as generalizações.

Tema de redação (3)

Texto 1
O trabalho não é uma essência atemporal do homem. Ele é uma invenção histórica e, como tal, pode ser transformado e mesmo desaparecer. ( Adaptado de A. simões)
Texto 2
Há algumas décadas, pensava-se que o processo técnico e o aumento da capacidade de produção permitiriam que o trabalho ficasse razoavelmente fora de moda e a humanidade tivesse mais tempo para si mesma. Na verdade, o que se passa hoje é que uma parte da humanidade está se matando de tanto trabalhar, enquanto a outra parte está morrendo por falta de emprego. (M.A. Marques)
Texto 3
O trabalho de arte é um processo. Resulta de uma vida. Em 1501, Michelangelo retorna de uma viagem a Florença e concentra seu trabalho artístico em um grande bloco de mármore abandonado.Quatro anos mais tarde fica pronta a escultura de Davi. (Adaptado do site da internet)
Os três textos apresentam diferentes visões de trabalho. O primeiro procura conceituar essa atividade e prever seu futuro.O segundo trata de suas condições no mundo contemporâneo e o último, do trabalho de um artista. Relacione esses três textos e com base nas ideias neles contidas,redija uma dissertação em prosa.( 25 a 30 linhas) - FUVEST-

Uso dos Demonstrativos na Redação

O uso dos pronomes demonstrativos tem sido um dos erros gramaticais mais frequentes nas produções textuais. Dúvida cruel! A solução poderia estar em uma boa gramática, mas são poucos que podem tê-la e os que a possuem acham complicadas as teorias. Colocá-las em prática? Um desafio? Observem.
" O saneamento tem grande efeito sobre o bem estar da população. Por ISSO, é inexplicável o fato DESSE setor não se ter tornado prioridade do atual governo."
Explicando: "ISSO" está se referindo a algo que já foi dito, isto é, o referente é todo o período anterior, centrado em "saneamento"; "DESSE", da mesma forma, observem o referencial, encontra-se no primeiro período. Difícil? Não. Basta prestar atenção.
" A crise de energia demonstrou que a introdução de um novo modelo nos setores de infraestrutura envolve riscos. ISSO não significa, porém, que o modelo privado seja saudável."
Usamos o ISSO, pois o referente está no período anterior. Gurizada! Deu para entender?
Quanto ao este, esta, isto....Bom, colocando em prática, leiam com atenção.
"As principais dúvidas são ESTAS:como determinar quais empresas serão privatizadas? Quem deve exercer o poder concedente: estados ou municípios?"
ESTAS tem como referente dados que estão no período. Tudo bem!
Podemos utilizar este, esta,... também para referência a um elemento imediatamente anterior. Vejam.
"ESSAS questões não são tão complexas quanto as de outros setores, sendo os mais importantes ESTES: o de energia eo de telecomunicações."
O pronome ESTE refere-se ao elemento imediatamente anterior, ou seja, "setor de energia"
Agora com muita atenção, observem.
"ESSAS questões não são tão complexas quanto as de outros setores como o de energia e o de telecomunicações, sendo AQUELE mais importante do que ESTE".
O pronome "AQUELE" refere-se ao primeiro elemento da enumeração, ou seja, "SETOR DE ENERGIA"; o pronome "ESTE" refere-se ao segundo elemento da enumeração, "SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES."
"A privatização e a concorrência em substituição a um modelo estatal envolvem riscos, pois AQUELAS apresentam a incógnita da futura administração;ESTE a garantia do envolvimento da sociedade"; o pronome "AQUELA" refere-se aos primeiros elementos da enumeração"PRIVATIZAÇÃO E CONCORRÊNCIA"; o pronome "ESTE" refere-se ao segundo elemento da enumeração, ou seja, "MODELO ESTATAL."
Este ano; 2009
Este mês; novembro
Esse ano; 2008...
Esse mês; outubro...
Esta semana; atual
Essa semana; passada...

6 de novembro de 2009

Temas de Redação

Sei que a pior parte é quando o professor solicita uma redação, mas com todas as dicas não teremos grandes problemas, então vamos treinar. Se quiserem que as corrija basta mandar para o meu email; marlenesagave@yahoo.com.br
Tema 1. "Não há caminhos para a paz. A paz é o caminho." (Mahatma Gandhi)
"Periferia lado bom o que você me diz
Alguns motivos para te deixar feliz
Longe do álcool, longe do crime
Sua paz é você quem define."
Tendo em vista os conflitos existentes na vida moderna, quer de natureza bélica entre as nações, quer de natureza social, desenvolva suas ideias em um texto dissertativo argumentativo a propósito do tema.
Fundamental para a vida, a paz torna-se um bem cada vez mais distante de todos.
Tema 2. O computador como ferramenta em um país com sérios problemas de educação.
Mãos no lápis e como acompanhamento a borracha, boa sorte, ah, não esqueça de reler tudo o que foi passado sobre redação.

5 de novembro de 2009

O que fazer até o dia da prova?

1. Um ponto essencial:
mantenha-se bem informado. Além de ser um ótima forma de ampliar a cultura e o vocabulário, com a leitura de jornais e revistas você vai adquirir maior familiaridade com o modo correto de organizar argumentos.
2. Editoriais de jornais são ótimos exemplos de textos dissertativos escritos com excelência:
faça uma leitura atenta, observando o encadeamento das ideias e o uso da pontuação. Um bom treino é, ao menos uma vez por semana, fazer paráfrase dos textos, ou seja, rescrevê-los usando outras palavras.
3. Treinar é preciso:
você já ouviu a frase" fazer se aprende fazendo"? Com a redação se dá o mesmo. A única maneira de aprender é escrevendo. Assim, escreva ao menos uma redação por semana. Para isso, você pode consultar os vestibulares anteriores e escrever sobre os temas pedidos.
4. Largue o computador de lado e escreva à mão:
ao treinar as redações, um grande auxílio é fazê-lo usando apenas papel, lápis e borracha. Além de não se "viciar" com o corretor ortográfico do computador, sendo capaz de identificar os próprios erros gramaticais, você aprimorará a caligrafia para chegar na prova com um letra legível.
5. Olho no relógio:
o tempo pode ser o grande vilão na hora da redação. Assim, sempre treinando, fique atento para terminar o texto dentro do prazo próximo àquele exigido nos vestibulares: 1h e 30 min.
Redação no vestibular - Editora Abril

4 de novembro de 2009

Marcadores Argumentativos

Sempre que escrevemos uma redação necessitamos de marcadores argumentativos. São aquelas palavras que estabelecem a coesão textual de um texto.
a) Estabelecem a hierarquia numa escala, assinalando o elemento mais forte.
....inclusive...., até mesmo...
b) Estabelecem a hierarquia numa escala, assinalando o elemento mais fraco.
...ao menos..., pelo menos..., no mínimo...
c)Ligam elementos de duas ou mais escalas orientadas no mesmo sentido.
...e..., também, ...nem, ...
...além disso..., não só... mas também, ....tanto... quanto
d) Introduzem um argumento decisivo.
...aliás..., além do mais...
e) Acrescenta um argumento a favor.
...ainda...
f) Indica mudança de estado,apresentando uma contraposição.
...já..., de um lado..., por outro lado...
G) Marcam oposição.
...mas, porém..., contudo..., embora...
h) Ajustam, esclarecem a afirmação anterior.
...isto é..., quer dizer..., ou seja...

3 de novembro de 2009

Passos Para a Escrita de um Bom Texto

1. Leia a proposta e compreenda o tema. Faça perguntas...por quê?
2.Defina as teses.
3.Levante o vocabulário que empregará no texto, que argumentos que sei a respeito das teses?
4.Pense em exemplos para comprovar as suas teses e selecione os dois melhores, na sua opinião.
Pronto, agora você pode iniciar o seu rascunho!
ATENTE PARA OS SEGUINTES ITENS
a) Não caia na doença do "queísmo", evitando repeti-lo.Você pode fazer uso das orações reduzidas.
b) Não condene todos os bandidos à morte, nem diga que todos os políticos são ladrões, ou seja , não radicalize.
c) Não estique sua redação usando adjetivos desnecessários: mansão luxuosa, as crianças são o futuro do país....
d) Cuidado, não inicie com chavões, clichês seu texto: Na sociedade em que vivemos..., Atualmente..., Nos dias de hoje..., Nós, seres humanos...,Desde os primórdios..., No mundo em que vivemos...,
e)Cuidado com os pleonasmos: check-up geral, mergulhar dentro da água, entrar para dentro,...Esse uso faz sua nota descer quase sempre para baixo.
f) Não use o etc, pois se tiver algo a acrescentar, faça-o, evite parênteses na redação, observe e respeite as margens, afinal elas existem para serem respeitadas, evite o uso do "você", pois ele representa o corretor, cuide para escrever de forma legível, preferência pela letra cursiva, gírias, coloquialismos são dispensáveis, não repita termos, porque afinal a banca pressupõe que seu léxico seja passível do uso de sinônimos, se errar passe um pequeno traço por cima da palavra que errou, vírgula, escreva-a da forma correta, faça isto, no máximo, duas vezes. Até a próxima dica.

Modelo de Redação - Ruyzão - tema no blog

A Ferramenta da Globalização
Ao longo de toda história, as sociedades sempre procuraram evoluir, uma tentativa de munir-se de meios de sobrevivência mais fáceis, mais confortáveis. Conforme esse princípio, o homem, no ápice do interesse pela modernidade, agrega, ao seu dia a dia, as facilidades da internet, considerada o elemento que levará às populações as criações do futuro.
Pesquisas, jornais eletrônicos, sites de busca, páginas de relacionamento estão entre as disposições oferecidas ao público no "espaço Web". Esses fatores podem ser compreendidos como um forma rápida de acesso às informações e ao entretenimento, porém, em contrapartida, cresce o número de páginas e endereços destinados ao crime, à pedofilia, ao terrorismo, ao tráfico de drogas, entre outros.
As possibilidades, do uso da rede mundial de computadores, todavia não devem ser vistas como inadequadas. A imagem dos sites e de páginas ilegais nunca podem se sobrepor à utilização saudável desse intrumento de trabalho: estudo e lazer. Com o auxílio da internet foram criados novos meios de estudo, informação e, principalmente, comunicação, todos moldados a partir das necessidades e anseios do mundo moderno.
A elaboração, o aprimoramento e a adesão ao uso da internet marcou a atual época como um tempo de desenvolvimento tecnológico. A globalização, portadora de tamanhas inovações, exigiu da humanidade uma ferramenta moderna e funcional que hoje conduz as sociedades a vários caminhos. Essa dosagem é que determinará o futuro das nações, pois se houver mais razão do que falta de bom senso, ela será, com certeza, uma ferramenta universal. ( Wiliam Hein - Ruyzão)
O aluno, na introdução, utiliza-se de teses, partindo de que sempre o homem tem buscado o aprimoramento, chegando a era da informática: coloca-nos o bom uso dessa ferramenta e o lado dos que se aproveitam para fins nada pacíficos. Nos desenvolvimentos argumenta em torno dessas opiniões, levando o leitor a aceitar tais defesas. Conclui, posicionando-se sobre o que escreveu e apresenta como solução que o homem deve, em primeiro lugar, buscar a razão e jamais procurar fazer uso dessa tecnologia como meio de incitamento, guerras: falta de bom senso.

2 de novembro de 2009

Modelo de Dissertação

A Vergonhosa Face do Brasil
Falta de ética. Impunidade. Desvio de verbas. Suborno. Injustiça. Extorsão. Propina. Essas são algumas das manchetes mais noticiadas nos últimos meses às quais os brasileiros assistem indignados e sem qualquer ação. Observem o número de frases nominais que a candidata coloca na introdução, com isso, há uma gama de reflexões, argumentos de que se pode utilizar nos desenvolvimentos.
A grande crise política e social pela qual o país está passando provocou grandes impactos. Um de grande importância constitui-se na decadência dos valores de moral e ética. As pessoas, em geral, não somente os políticos e os indivíduos com alto poder aquisitivo, passaram a agir e a pensar em benefício próprio, não mais cumprindo seus deveres com a sociedade, que são atitudes fundamentais para viver harmonicamente com os outros. Diante desse modo egoísta de ser, torna-se inevitável que a justiça possa ser aplicada corretamente, sucumbindo também a virtude humana em dar a cada um o que é seu por direito. Então, observa-se que não há quem consiga lidar com toda essa injustiça e falta de ética, sem ser influenciado negativamente.
Outro motivo para agir dessa maneira é a consciência nas falhas encontradas no cumprimento das leis estabelecidas pela justiça. Elas concedem inúmeros "habeas corpus". Além disso, a legislação é energicamente aplicada a pessoas negras e pobres, que cometem pequenos delitos, como por exemplo, o roubo de um pacote de biscoitos. Contudo, o mais revoltante é que pessoas que desviam milhões em dinheiro para paraísos fiscais ou grandes traficantes do crime organizado permaneçam em liberdade, sem prestar qualquer satisfação às autoridades competentes. Dessa forma, vale ressaltar que a justiça precisa ser reforçada, pois é sabido que a impunidade é fator de grande responsabilidade pela crise brasileira. Osdesenvolvimentos foram muito bem argumentados com convicção e objetividade, sendo assim as teses, estabelecidas na introdução, foram plenamente convincentes.
Não há qualquer nação capaz de desenvolver-se plenamente sem princípios de ética e de justiça. É imprescindível que haja uma socidade regida por uma legislação eficiente, fundamentada nos valores de moral e ética, ao contrário, a humanidade estará condenada ao caos e a uma exitência sem esperança. Há uma retomada à introdução e aos desenvolvimentos, posicionando-se e apresentando uma solução. (Pré-vestibular Genius)

Conclusão na Dissertação

A conclusão é o acabamento da produção textual. E, se não se deve iniciar"abruptamente"a redação, também não se pode acabá-la de súbito. A conclusão resume todas as ideias apresentadas e discutidas nos desenvolvimentos, tomando uma posição sobre os problemas apresentados na introdução. Portanto, é a comprovação das teses levantadas na introdução e discutidas nos desenvolvimentos. Ela é, a princípio, retirada das melhores ideias que achamos ter no momento da reflexão inicial sobre o tema. É a nossa posição em face de um problema qualquer, a sua solução, ou a projeção futura de consequências que advirão caso não sejam tomadas as medidas que achamos necessárias e que devem ter sido citadas nos desenvolvimentos. A conclusão não deve ser muito longa, a exemplo da introdução, e deve ocupar também somente 5 a 6 linhas.Não esqueça POSIÇÃO e SOLUÇÃO.