NO INICIO DO BLOG

31 de maio de 2011

Tema de redação

Quais  as formas de se evitar a violência infantil ? A quem cabe maior responsabilidade para que tal procedimento não ocorra? Seja convincente. Dê um título à sua redação.

Tema de redação

O Brasil tem infraestrutura para legalizar a maconha ?
Faça um texto dissertativo argumentativo, seja convincente. Dê um título à sua redação.

28 de maio de 2011

Transforme ideias em palavras

Tema de redação

A ideia da supremacia da linguagem mal falada me faz lembrar de um neologismo, que parece muito pertinente ao momento que vivemos no Brasil: deseducação. Paulo Jobim
Entendo perfeitamente a maneira formal e informal de nosso idioma. Porém, nossos alunos frequentam nossas escolas para aprender e quem tem que aprender deve ser ensinado corretamente e, por consequência, pelo modo formal. Paulo S. Philomena
 Como você avalia  a tese da supremacia da linguagem oral sobre a linguagem culta?
Faça um texto dissertativo argumentativo sobre o questionamento. Dê um título ao seu texto.

Tema de redação

Há necessidade de se chegar a alguma espécie de solução conciliatória ou meio termo, porque jamais será possível tornar todos os abortos fora da lei.
E você, o que pensa sobre isso?
Escreva um texto dissertativo argumentativo acerca da afirmativa; faça-o em 25 a 30 linhas . Dê um título ao seu texto.

27 de maio de 2011

Tema de redação 2011

O consumo de drogas e suas consequências.
Seja convincente ao argumentar sobre o tema. Faça-o em 25 a 30 linhas. Dê um título ao seu texto.

De olho nas ligações

Ao escrever, procure utilizar os conectivos
Preposições - a, ante,até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem , sob, sobre, trás, durante, afora, menos , salvo, conforme, exceto, como, que, em frente a, perto de, por entre, de acordo com, apesar de, a respeito de, junto de, por cima de, além de.
Conjunções - portanto, logo, pois, como, embora, porque , entretanto, nem, quando, ora, que, contudo, seja, conforme, á medida que, apesar de, a fim de que, contudo, ou, porquanto, ou.

22 de maio de 2011

Leitura e tema de redação

Em casa de ferreiro...
Algumas ideias, quando revivem, ressuscitam com força superior à original. Por exemplo:"O Brasil não é um país sério". Atribuída ao general De Galle nos anos 1960 ( na guerra da Lagosta, com a França), a frase reaparece como moldura de uma tola e absurda polêmica - o tal livro didático do Ministério da Educação que aceita e convalida dizer e escrever" nós pega o peixe" e " as criança não pesca peixe", ou tudo mais que siga esse ritmo.
Em nome da "dinâmica do idioma" e da " desenvoltura da linguagem", a autora do livro e seus padrinhos na cúpula ministerial tacham de " preconceito linguístico" usar o verbo no plural, como se faz desde os anos de 1500, quando "os clássicos" deram forma ao idioma.
Esse murro na concordância verbal e na sintaxe mostra a visão atual da educação e o sentido que se dá ao ensino. Não se trata de um achado pedagógico que dê dignidade aos iletrados como pessoas. Ao contrário, é uma achincalhe que lhes nega o acesso à construção e tessitura do idioma.
Por acaso, educar e ensinar não é propiciar, a quem não sabe, os meios e as condições pra vir a saber? Se assim não for, fechem as escolas.
Poucas coisas são mais enfadonhas e perniciosas que a "gramatiguice", a mania de alguns gramáticos de entenderem  a linguagem como cadáver a dissecar, como se as regras surgissem antes do idioma e do modo de se expressar. ( De fato, "as regras" só o que os clássicos escreveram.) Mais terríveis, porém, são os novíssimos intérpretes do idioma, que pregam a anarquia  e falam de "preconceito linguístico", confundindo alhos com bugalhos. Preconceituoso é discriminar ou criticar alguém por dizer"nós gosta de ler livros"???????
Quando se perdem os pontos cardeais da linguagem, não se perde só o idioma. Extraviam-se a identidade e a identificação em si de cada um de nós.
Ironia maior nisto tudo é o título de tal livro didático, Por uma Vida Melhor, da coleção Viver e Aprender. Já pensaram se o Ministério da Educação mandasse escrever e publicar os livros universitários? Os estudantes de Medicina correriam o risco de aprender  que, em ferimento com sangue, o emplasto quente de bosta seca é o tratamento adequado, como nas estâncias, antigamente.
O livreco ignora tanto o idioma, que confunde prosódia com formas de escrever. Por sorte, ignorou o linguajar gaúcho, que come o "s" do plural e é comum ouvir: "os boi estão na frente do carro". Pronuncia-se livremente a sílaba átona, não " átoma" e crer que falo Fukushima, onde o perigo é maior, pois contaminou todo o peixe e não sobrou nem uns. Que tal? Já posso escrever livro didático.
O pedantismo sabichão, para destacar-se, abusa do exótico do inusitado. " Não somos o Ministério da Verdade, exclamou aos jornais um assesssor do ministro, falando em seu nome.
O ministro Fernando Haddad é educado gentil. Anos atrás, comparei-o ao Dunga, ( correto mas inexperiente como treinador da seleção) e ele me telefonou e se dispôs  a dialogar. Mas continua noviço e tudo lhe soa como novidade. E, já que "haddad" significa em árabe "ferreiro", nada melhor do que aplicar o velho adágio popular: em casa de ferreiro espeto de pau. 
Flávio Tavares - jornalista e escritor - Fonte Zero Hora
Escreva um texto dissertativo-argumentativo abordando  o tema central do texto. Qual é a sua opinião a respeito, seja convincente, faça-o em 25 a 30 linhas. Dê um título a sua redação.

21 de maio de 2011

Leitura , Gurizada

Quando vocês , caros amigos, estiverem lendo esta coluna, tenho quase certeza - a julgar pelas declarações em off de assessores do Piratini - de que a malparida lei contra estrangeirismos já terá sido vetada pelo governador Tarso Genro, que não parece disposto a endossar este disparate legislativo. Ora, mesmo que o dragão tenha morrido sob o peso de seus próprios defeitos, vou manter minha promessa e mostrar por que considero autoritário este projeto, esperando que isso sirva de vacina para nos imunizar, por muitos tempo, contra aventuras semelhantes.
Em primeiro lugar, todo purismo tem cunho fascista. Quando falam numa língua pura ( quem conhece a história de qualquer  língua ocidental sabe  que isso é uma alucinação), eu saco logo meu revólver ou o talão de cheques - tanto faz, pois ambos vieram do Inglês, revólver e check. É assim que as coisas começam: apontar estrangeirismos, limpar, expurgar - tudo isso em nome de uma pureza linguística; depois vem a limpeza étnica; depois, a ideológica. Nós já vimos esse filme.
A ideia de banir os elementos estrangeiros da linguagem sempre foi muito popular em regimes totalitários, tanto da direita quanto da esquerda. Estados fortes tentam regular até a maneira de seus súditos se expressarem. Na Itália de Mussolini a Academia desencadeou uma campanha purificadora do italiano, publicando listas periódicas dos vocábulos que deveriam ser banidos. A Espanha  assistiu a movimentos idênticos. Na França dos anos 1990, ( para minha decepção), surgiu a Lei Tourbon, logo associada a Le Pen e à direita furiosa. Na Alemanha corre um movimento contra o que  eles chamam exageradamente de Denglish ( mistura de Deutsh com English), apoiada pelos velhos partidártios do nacionalismo - e tanto o Irã de Ahmadinejad quanto a China do capitalismo sem sindicatos lançaram ofensivas semelhantes.
Em segundo lugar ninguém tem o direito de se arvorar em juiz dos seus semelhantes. Muitas das pessoas com quem conversei, embora considerem normal que usemos vocábulos estrangeiros para suprir as lacunas do nosso léxico, condenam aqueles que o empregam por pura moda ou exibicionismo. " Mas senhor, não acha ridículo usar sale em vez de liquidação?" Pergunta uma leitora, num tom de voz que chega a sugerir que ela está perdendo a paciência comigo. Acho madame - assim como acho ridículo organizar uma festa caríssima para comemorar o aniversário do cachorro ou escolher a data da cesariana para  que o nenê nasça dentro do signo certo. Acho errado, ridículo e muito mais, mas os outros nada têm a ver com a minha opinião. 
Falemos francamente: o alvo dessa celeuma toda não é qualquer vocábulo vindo do exterior: os que vêm  do francês, do italiano, do espanhol, do russo ou das línguas da Ásia não chamam a atenção e não dão brotoeja. O que nos incomoda são os que vêm do inglês. Falando mais francamente, são os que representam a sufocante influência dos Estados Unidos nos mais ínfimos recônditos de nossa vida. Pois, saiba que trocar um vocábulo inglês  por seu equivalente nacional em nada mais vai reduzir o imperialismo cultural a que estamos submetidos. Chamar o Halloween de Festa das bruxas ou Bailanta do Bruxaredo, para quem prefere uma dicção mais gaudéria, não vai diminuir o mal-estar que sinto diante da adesão cada vez maior de nossas crianças a esta festa completamente exótica à nossa cultura. que nem mesmo tem o atenuante de incluir, entre suas figuras, o Saci, o Boitatá, o Curupira e a Mula- sem - cabeça. 
Por trás dessa preocupação em banir os estrangeirismos encontramos o mesmo fundamento em que se baseiam os defensores do politicamente correto: a ingênua crença de que podemos mudar a realidade se mudarmos a linguagem - quando a experiência e a ciência nos ensinam que o vento sopra exatamente em sentido contrário. O certo é: " Liberte sua mente, que o resto vem atrás ( inclusive a linguagem)", e não "Liberte sua linguagem , que a mente vem atrás" ( não é por acaso que o lema daquela campanha anti- homofóbica dos EUA era "Free your mind and your ass will follow", e não  o contrário como alguns marotos sugeriram - e só não traduzo porque pode haver crianças na sala.  
Em outras palavras, essa lei, se fosse aplicada, não cumpriria o objetivo que orientou sua concepção. Que o vocabulário da informática venha todo em inglês  não é o verdadeiro problema, mas sim, que toda informática nos torne dependentes da tecnologia americana - e trocar mouse  por ratón, como fazem os argentinos, não é motivo para orgulho nacional, se continuarmos a utilizar esse dispositivo para navegar nas ondas do Windows da Microsft Corporation.
Claudio Moreno - cmoreno@terra.com.br - Fonte Zero Hora
Qual sua opinião a respeito da exclusão dos estrangeirismos de nossa língua ? Opine em 25 a 30 linhas de forma convincente. Dê um título ao seu texto.

20 de maio de 2011

Concurso

A revista Top Vértice Magazine promove um concurso de redação - tema- as drogas e suas implicações no social, na saúde e  no emocional. As escolas, parceiras da revista, participarão, logo o Ruyzão estará marcando presença com bons textos.

Gurizada, antenem-se - UFSM

As provas de vestibular  serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro na Universidade Federal de Santa Maria, logo  preparem-se estudando 16 horas por dia....

18 de maio de 2011

Provas do ENEM

As provas do ENEM serão realizadas nos  dias 22 e 23 de outubro de 2011.

Enem

Inscrições iniciam segunda-feira, 23 de maio e vão até 10 de junho de 2011, poderão ser feitas somente pela Internet.

Literatura e redação

A literatura é ferramenta fundamental para desenvolver no aluno a expressão qualificada das ideias em um texto.
Além das fundamentais técnicas para se fazer uma boa redação, ler grandes autores, tanto do Brasil quanto do mundo, dará uma força estética indiscutível.
Ler faz a diferença, ainda mais quando estar entre os aprovados na UFRGS ou no ENEM se decide no último detalhe.
Qualquer banca sempre preferirá a escrita mais bem elaborada.
Fonte Pedro Gonzaga professor de Literatura do Unificado

Últimos temas da UFRGS

2007 - O que é mais importante para você, vivenciar situações racionalmente previsíveis ou vivenciar outras que o surprendam e despertem sua emoção?
2008 - Escolha um ou mais personagens da Literatura Brasileira que você julgue representativas da brasilidade, determine como e por que elas representam este ou aquele traço de um brasileiro típico.
2009 - Defina seu ponto de vista acerca das condições de vida das pesssoas que residem no RS.
2010 - Por que tanto incivilidades quando infrações impedem a construção de uma sociedade sadia?
2011 - Por que a profissão de professor se encontra desprestigiada entre os jovens?
Fonte Zero Hora

ÚLTIMOS TEMAS DO ENEM
2006 - O poder de transformação da leitura.
2007 - O desafio de se conviver com as diferenças.
2008 - Chuvas na Amazônia.
2009 - O indivíduo frente à ética nacional.
2010 - O trabalho na contrução da dignidade humana.
Fonte Zero Hora


ENEM redação

O tema é mais amplo. Um desenvolvimento que responda ao tema central é válido.
A proposta costuma ser abstrata, voltada para questões sociais.
Prestar atenção em propagandas do governo e refletir sobre elas pode ajudar a sustentar a questão.
A análise da ortografia apesar de ser cobrada, não tem critérios tão definidos.
Usa critérios genéricos de avaliação, como"não articula as partes do texto","articula razoavelmente as partes do texto".
Exige um texto simples e correto.
É difícil ter fuga ao tema, por este ser muito amplo e permissivo.
O título eventualmente é cobrado, mas não é essencial.

Material para leitura, gurizada!!!!!

As diferenças das redações
UFRGS
Determina o caminho da abordagem. As exigências da banca estão explícitas, em um roteiro que deve ser seguido.
Se apresenta uma tabela, diz que os dados devem ser usados obrigatoriamente. A tabela é para ver se o aluno sabe fazer relações. Tem de saber jogar o dado na redação com aplicações possíveis.
A resolução do problema não necessariamente é apresentada no último parágrafo.
Permite sustentar as suas teses com exemplos e formas concretas de que são possíveis.
Mostra mais clareza nos quesitos para correção dos aspectos ortográficos. Repetir palavras faz perder pontos.
Permite passagens narrativas.
A interpretação de texto checa se o aluno entende o que lê.
O título pode modificar a nota.
Fonte Zero Hora 17/05/2011

Tema de redação

O que é ser criança no mundo contemporâneo?
As crianças de hoje já não são como as de outros tempos? Qual sua opinião a respeito dos questionamentos? Opine em 25 a 30 linhas de forma convincente. Dê um título ao seu texto.

8 de maio de 2011

GANHAMOS POR UNANIMIDADE!!!!!

GANHAMOS POR UNANIMIDADE!!!!!

Tema de redação 2011

Ser diferente, sim; desigualdades nunca !!!
Posicione-se a respeito da afirmação em 25 a 30 linhas. Dê um título ao seu texto.

Tema de redação 2011

Ao ser entendida como família, a união homossexual passa a ser equiparada do ponto de vista jurídico à união heterossexual tradicional.
A decisão judicial deverá ser seguida por tribunais inferiores no julgamento de futuras ações, estendendo uma série de garantias constitucionais aos homossexuais.
Poderão se beneficiados por planos de saúde e previdência do companheiro.
Também poderão pleitear pensão alimentícia e partilha dos dos bens em caso de separação, pleitear finaciamento habitacional.
Um casal homossexual estará em condições de igualdade a casais heterossexuais em processos de adoção.
Qual sua posição frente a tal contexto? Quais as consequências , caso haja adoção de filhos? Argumente, posicionando-se em 30 linhas. Dê um título ao seu texto.

De olho no vestibular

Quem foi Bin Laden
1957 - nasce Bin Laden, na Arábia Saudita. Filho de um milionário, aos 10 anos, herdou cerca de 80 milhões de dólares e investiu bastante com ataques terroristas.
1979 - quando a União Soviética invadiu o Afeganistão, Bin Laden se juntou à resistência afegã. Fez treinamento de guerra com apoio financeiro dos norte-americanos.
1988 - Bin Laden funda a Al-Qaeda, uma organização fundamentalista internacional, condenada por inúmeros ataques terroristas no mundo todo.
Anos 90 - atentados contra embaixadas americanas no mundo todo. Em 1966 Bin Laden vai para o Afeganistão, onde implementa campos de treinamento terrorista e começa a planejar grandes atentados.
Anos2000 - a Al-Qaeda se ramifica em vários países, e o líder sempre venerado foi Bin Laden. Outros atentados viriam a acontecer pelo mundo: metrô de Madri e Londres, países que apoiaram os Estados Unidos.
2001 - atentado em 11 de setembro. Quase 3 mil pessoas morreram quando dois aviões colidiram com o World Trade Center de Nova York. Bin Laden foi apontado como responsável.
2011 - Barack Obama anuncia que Bin Laden foi morto, no Paquistão, após dez anos de busca.
DICAS PARA O VESTIBULAR
Neste ano, completa-se uma década dos atentados do 11 de setembro e da busca por Osama Bin Laden, anunciado como morto pelo presidente dos Estados Unidos, Barak Obama. O assunto deve ser abordado nos vestibulares, Ligue-se nessas dicas para não ser pego de surpresa.
Estude fundamentalismo, radicalismo e fanatismo do mundo todo, em várias culturas, não somente Al-Qaeda.
Vá além do que os telejornais noticiam. Procure ler e estudar as razões históricas para os fatos noticiados.
É importante lembrar que a guerra ao terror, protagonizada pelos Estados Unidos é também um reflexo do que o país fez, apoiando ditaduras no passado.
Não caia na armadilha de dividir o mundo entre o "bem' e o "mal","mocinho" e "vilão". Não existem esses conceitos quando falamos de história.
Entenda a cultura dos Estados Unidos por armas e belicismo, incentivada ainda mais por George W. Bush.
Fonte Zero Hora - Adaptado

6 de maio de 2011

Processo inverso da independência feminina - Maria Luiza Bianchi - Ruyzão - Ijuí - RS

Ao longo da história, o papel da mulher, na sociedade, é marcado por diversas modificações, tanto sociais como econômicas e culturais. Todas conquistas relacionadas a "emancipação": direito ao voto, equiparação de salários em relação aos homens contribuiram para que a independência e a igualdade fossem possíveis, ao menos no papel. Entretanto, é possível observar que o rumo dessa independência pode estar levando a mulher  a perder sua autonomia, isto por quê?
Escravidão escolhida. É isso que podemos sintetizar do rumo que a mulher tomou na sociedade, pois existe agora a ditadura da perfeição, da magreza, da beleza. Essas imposições deixam de permitir que as mulheres possam viver conforme realmente são, porque aquelas que não se enquadram nos padrões não aparecem como bem sucedidas ou até mesmo como exemplo. Há um ideal de mulher e se  ele não for alcançado não existe reconhecimento.
As mulheres estão em busca desse estereótipo, em academias,em cirurgias plásticas, enfim fazem de tudo  para  que tenham todos os requisitos que a sociedade pede. Aquela que não é "perfeita" não é digna de admiração, então se dividem em várias, mesmo que isso as estresse. Eis o processo inverso da "independência" feminina, pois todas as conquistas e sutiãs queimados, resumem-se em uma mulher superficial. Volta a ser submissa e digna de humilhação aquela que não for  dessa forma"perfeita".
No fundo, como diz Rita Lee,"...toda mulher quer ser amada, toda mulher quer ser feliz, toda mulher se faz de coitada, toda mulher é meio Leila Diniz",e é por essa vontade que as mulheres hoje são "pau pra toda obra". O que acontece é insegurança, falta autonomia, confiança para que as mulheres vivam com autenticidade. Até o momento em que o público precise viver conforme as "regras de bem sucedição, as mulheres não serão independentes, nem autônomas, porém não deixarão de ser humanas.

4 de maio de 2011

Segregação velada - Gabriel Facciochi Dortzbacher - Ruyzão - Ijuí - RS

Vivemos em uma era em que os papéis sociais de homem e mulher misturam-se: proporcionada pela mudança progressiva de nossa cultura; a miscigenação dos sexos, algo impensável algumas décadas atrás, tornou-se comum com o passar dos anos. Todavia, esta angústia do sexo feminino acorreu apenas em função de um objetivo: o capitalismo.
A igualdade de condições almejada pela mulher, assim como outros segmentos sociais, é uma necessidade histórica.Apesar de tida como uma divindade pelos povos milenares, devido  a sua capacidade reprodutiva, ela sempre foi excluída dos direitos civis e reservada apenas às tarefas domésticas, ao passo  de ser basicamente escravizada por certas religiões e culturas orientais, sendo alvo de barbaridades por motivos ínfimos.
A partir da revolução industrial e a necessidade de mão de obra, a mulher passa realmente a fazer parte da sociedade como um todo, mesmo sujeita a péssimas condições de vida e desigualdade de condições em relação ao homem. Após centenas de anos de submissão, a última metade do século XX trouxe à tona os movimentos femininos, denunciando milênios de crueldade e exclusão.
"Toda sabedoria é ofuscada pelo brilho da vaidade." Paulo Coelho resume a história da mulher na sociedade, sofrendo mutilações genitais, casamentos forçados,alienação cultural e até apedrejamento em público por motivos banais ou inexistentes. Embora transcendida a barreira física, a segregação entre os sexos ainda ocorre de maneira sutil e velada, ditada pelo machismo impregnado em nossa população.

3 de maio de 2011

Citações

1. A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento.
2. A paz, se possível, a verdade a qualquer preço.
3.Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.

1 de maio de 2011

Tema de redação 2011

Essa lei não vai mudar nada, as pessoas já se acostumaram ao inglês do cotidiano. Marjana Costa - estudante
Sou contra a lei, não defendo leis que limitem o pensar, mas defenderei sempre a qualidade do texto- Regina Azambuja - empresária
Sou plenamente a favor do projeto, pois temos que valorizar nosso idioma e facilitar o entendimento de numerosa parcela da população que não sabe outra línguas. Lúcia Benetti - aposentada
COMO VOCÊ AVALIA O PROJETO QUE OBRIGA A TRADUÇÃO DE PALAVRAS ESTRANGEIRAS PARA O PORTUGUÊS?

Dê um título ao seu texto. Redija-o em 30 a 50 linhas dentro de um contexto dissertativo argumentativo.

Citações

1.Um mundo diferente não pode ser construído por pessoas indiferentes.
2.O homem é o lobo do homem.
3.Não reconheço nacionalidades nem fronteiras, meu compromisso é com a vida.
4.O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
5.Não há vento favorável para aquele que não  sabe aonde vai.
6.Ninguém caminha para o futuro olhando para trás.
7.Mais difícil que conquistar o sucesso é conservá-lo.
8.Há duas coisas infinitas: o universo e a tolice dos homens.
9.Saber o que é certo e não fazê-lo é a pior das covardias.
10.vencer a si mesmo é a maior das vitórias.